Gráfica
Ramses
Loc moral
Sicoob
Loc moral 3
Breno
RR MÍDIA 3
Ótima
Forte vidros
Ótica santa luzia
Chama!!!
Pontual
Quality
RR 2023 02
Giro Luvas
Optima seguros
Patente
Rodas
Câmara dos Deputados

Comissão debate com juristas decisão do TSE pela inelegibilidade de Dallagnol

Bruno Spada/Câmara dos Deputados Coletiva à imprensa e ato de apoio a Dallagnol no Salão Verde da Câmara A Comissão de Fiscalização Financeira e ...

26/05/2023 18h45
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Coletiva à imprensa e ato de apoio a Dallagnol no Salão Verde da Câmara - (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Coletiva à imprensa e ato de apoio a Dallagnol no Salão Verde da Câmara - (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta terça-feira (30) para discutir "a regularidade dos tribunais eleitorais em suas decisões". O debate será às 14 horas, no plenário 8.

O deputado Kim Kataguiri (União-SP), que pediu o debate, lembrou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu recentemente pela inelegibilidade do deputado Deltan Dallagnol (Pode-PR).

Mas, segundo o deputado, o voto do relator no TSE, seguido pelos demais julgadores, traz "interpretação considerada perigosa" por vários juristas e doutrinadores, ao supor que "a existência de procedimentos preliminares deveriam obstar o pedido de exoneração (de Dallagnol), uma vez que poderiam desencadear na instauração de um PAD (processo administrativo disciplinar)".

Segundo o deputado, além de representar "frontal ataque aos direitos políticos do parlamentar", a decisão do TSE deve causar preocupação em todo meio político e jurídico por "inaugurar uma era de insegurança jurídica com relação a normas que regulam diretamente o exercício de garantias positivadas constitucionalmente com grau máximo de importância concedido pelo constituinte originário".

Debatedores
Entre os convidados para a audiência estão o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello; e o jurista, advogado e professor Ives Gandra Martins.

Veja a lista completa de convidados.