Sete Lagoas nunca teve prefeita ou vice mulher, desde quando João Antônio Avellar foi Agente Executivo do Município, Emílio Vasconcelos Costa, Prefeito nomeado em 1945, e agora, gestão de Duílio de Castro.
Pouca gente sabe, mas Sete Lagoas foi por 16 anos um distrito de Santa Luzia. Em novembro , a cidade Sete Lagoas comemora 156 anos de um dos maiores acontecimentos da vida política e administrativa do próspero município, sua emancipação.
O deputado estadual Douglas Melo já antecipou que é pré-candidato à prefeito, caso o empresário Juca Bahia, não seja. Ainda, pretende trazer para seu grupo, a vereadora Carol Canabrava, podendo ser vice ou até mesma; o nome principal da chapa majoritária.
Nesta semana, Douglas se reuniu com a vereadora e o ex-prefeito de Paraopeba e atual suplente de deputado federal da Federação Podemos/PSC.
Nossa reportagem ouviu o deputado que disse, "Precisamos usar mais a inteligência da mulher, a Carol está preparada".
Conheça um pouco mais sobre Carol e Juca Bahia
Carol Canabrava
Carol Canabrava, setelagoana, vereadora, foi coordenadora das ações voltadas para a participação feminina dentro da sede nacional do Avante .Presidente nacional do núcleo Mulher Avante.
Carol foi a 6ª mulher a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Sete Lagoas. Eleita vereadora, tomou medidas que mostraram a força e firmeza da mulher e com muita coragem abriu mão do uso da verba de gabinete, economizando recurso dos cofres públicos.
Desde então, vem defendendo a participação de homens e mulheres lado a lado em prol da boa política. Ciente da necessidade do aumento da representatividade das mulheres na política, Carol Canabrava assumiu a presidência nacional do Mulher Avante com a missão de engajar cada vez mais mulheres na luta pela participação nos espaços de poder.
Juca Bahia
José Valadares Bahia. Nasceu em Sete Lagoas em 13/04/1968 sendo filho de José Valadares Bahia Filho e Teresina Ribeiro Bahia.
Caçula de uma família de 10 irmãos, já aos 06 anos mudou para Belo Horizonte, onde estudou até a quarta série na escola municipal Hugo Wernek, posteriormente estudou até a 8º serie no Colégio Regina Pacis e concluiu o ensino médio na Escola Estadual Central.
Em 1988 ingressou no curso de economia na PUC (Pontifícia Universidade Católica) concluindo o curso em 1991. Em 1992 mudou para Paraopeba para trabalhar em uma empresa do ramo de ardósia, aonde permaneceu como funcionário até 1997. Neste mesmo ano abriu sua primeira empresa, a Mineração JB Ltda., para atuar no ramo de ardósia, posteriormente, com o sucesso desta empresa, estabilizou-se como empresário e abriu novas empresas para atuar em diversos ramos: pecuária, agricultura, reflorestamento, empreendimentos imobiliários, dentre outros.
Durante esse tempo, recebeu vários convites para ingressar na vida pública, mas só após 20 anos se consolidando e atuando no setor privado, em 2016 aceitou convite de um grupo de partidos e concorreu ao cargo de prefeito de Paraopeba, sendo eleito com uma votação significativa, 46,83% dos votos, e foi empossado como prefeito em 01/01/2017.
Com uma boa e reconhecida gestão, em 2020 concorreu novamente ao cargo de prefeito de Paraopeba, sendo reeleito com uma votação histórica acima de 80% dos votos.
Casado com Carolina Vilefort, com quem terá sua primeira filha, Juca Bahia ainda busca ampliar horizontes em sua vida profissional e na política.
É cidadão honorário de Paraopeba, por título concedido pela Câmara Municipal. É também detentor de várias premiações como empresário e agora como político, de grande liderança regional.