O Governo de Minas , representado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e pelo secretário de Educação, Igor de Alvarenga, participou da 8ª edição do Brazil Forum UK 2023, no último domingo (18/6), no Blavatnik School of Government - na Universidade de Oxford, em Londres. O secretário foi um dos convidados para o painel “A formação profissional das juventudes como vetor para redução de desigualdades: como avançar essa agenda?”, compartilhando a experiência do projeto Trilhas de Futuro e outras ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria. Em 2023, o evento teve como tema “Inovando caminhos, transformando futuros”.
As palestras foram conduzidas em formato de debate, por meio de perguntas e respostas aos participantes convidados. O evento teve transmissão on-line. Além da SEE-MG, participaram do painel o presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron; a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Jade Beatriz; e o professor e fundador do canal Termine seus Estudos, Tiago Dias.
O Brazil Forum UK é uma iniciativa sem fins lucrativos, organizada por estudantes brasileiros que atualmente estão em atividades acadêmicas no Reino Unido. A proposta é debater sobre questões estruturantes da realidade brasileira e convidar os participantes a pensar em um futuro mais justo e inclusivo para o Brasil.
Sobre a Universidade de Oxford
Uma das universidades mais antigas do mundo, a Universidade de Oxford foi criada em 1096 e atualmente se organiza internamente por meio da subdivisão em 44 colleges. Durante sua história, formou quase 60 chefes de estado e de governo. Em 2023, foi nomeada a melhor universidade do mundo pelo sétimo ano consecutivo, uma marca inédita no Times Higher Education (THE) World University Rankings.
Sobre a Blavatnik School of Government (BSG)
Escolhida para receber o Brazil Forum UK em 2023, a escola de Governo da Universidade de Oxford foi criada em 2010, sendo um dos departamentos mais modernos da universidade. A primeira turma de Mestrado em Políticas Públicas (MPP) foi admitida em 2012 e sua turma atual possui cerca de 145 estudantes, naturais de mais de 55 países diferentes.