RR MÍDIA 3
Coperlidere
Saúde

Vistoria em Hospital Regional de Teófilo Otoni comprova celeridade das obras

Maior unidade de saúde regional do estado vai beneficiar mais de 800 mil pessoas no Vale do Mucuri; investimentos do Governo de Minas ultrapassam R...

31/07/2023 17h20
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Marco Evangelista / Imprensa MG
Marco Evangelista / Imprensa MG

O sonho de acesso à saúde de qualidade está cada vez mais próximo dos moradores de Teófilo Otoni e região. Em vistoria às obras de conclusão do Hospital Regional realizada nesta segunda-feira (31/7), o vice-governador, Professor Mateus, percorreu a unidade e detalhou o andamento acelerado em vários setores da construção. 

Entre a população, também há grande expectativa já que o Hospital Regional de Teófilo Otoni será o maior entre todos no interior do estado com atendimento do Sistema único de Saúde (SUS) e vai contribuir para a saúde de mais de 835 mil pessoas que residem no município e na região. Além disso, o hospital vai gerar emprego e renda a Teófilo Otoni. Mais de R$ 104 milhões estão sendo investidos para a conclusão da obra. 

Surpreso e satisfeito, o vice-governador contou que ficou bem animado e otimista com o que viu nas obras do hospital. “Eu fiquei muito feliz com o que eu vi nesta vistoria. Eu vim aqui há dois anos e não acreditei na evolução que presenciei hoje. A obra está muito avançada, a parte elétrica, que havia sido furtada, está sendo toda refeita. Estou muito animado com o avanço das obras” disse.

A conclusão das obras da unidade vai representar uma revolução no atendimento à saúde na região pois vai atender à demanda de mais de 70 municípios. 

Estrutura 

Em funcionamento, o Hospital Regional deve empregar mais de 2 mil profissionais. “Eu conversei com os trabalhadores aqui na obra, a maior parte são daqui de Teófilo Otoni. Mostrando que o hospital já movimenta a economia. Isso dá um sinal de quando a unidade estiver pronta, pois a expectativa é de empregar duas mil pessoas”, ressaltou o vice-governador. 

Professor Mateus lembrou que as obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni estavam paralisadas desde 2016 e foi retomada em outubro de 2022. De acordo com ele, abandonar obras públicas é uma irresponsabilidade. 

“É importante se conscientizar do não abandono de obra pública. Abandono de obra pública é uma irresponsabilidade, esse abandono não é só um prejuízo por conta do que não fica pronto, mas também, por conta da destruição daquilo que já estava pronto. Por isso, eu fico muito feliz e reenergizado ao ver como as obras estão avançando aqui”, completou. 

O vice-governador também destacou a importância do Hospital Regional de Teófilo Otoni para outras regiões, além do Vale do Mucuri. “Tenho a certeza de que vai ser um avanço para a microrregião de Teófilo Otoni e Vale do Mucuri, mas também para as regiões de saúde vizinhas”, pontuou.

Comodidade

A população próxima a Teófilo Otoni não precisará mais se descolar até Belo Horizonte para conseguir atendimento médico. 

Após a conclusão das obras, a unidade contará com 427 novos leitos - 372 de internação, 30 UTI adulto e 25 UTI neonatal. 

A estrutura contará com bloco de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, obstétrico, UTI, Pronto Socorro, farmácia e centro cirúrgico com oito salas de cirurgia, além de diversos equipamentos de apoio ao diagnóstico e terapia como ecocardiograma, ultrassom, ressonância, tomografia, raio-X, mamografia e endoscopia.

O hospital também contribuirá para a ampliação da oferta de serviços para atenção às necessidades de cirurgias eletivas. 

Atualmente, o hospital regional conta com 210 funcionários, 90 a mais da última visita do governador Romeu Zema, em março deste ano.

Esperança

Morador de Teófilo Otoni há 25 anos e vizinho do hospital regional, Gabriel Pinheiro de Araújo conta que observava da varanda de sua casa um canteiro de obras totalmente parado. Mas, agora, acompanha a obra a todo vapor e volta a ter esperança de que o hospital possa estar funcionando o mais breve possível. 

“Antes das obras retornarem, os moradores não tinham esperanças. Mas agora, vendo daqui de cima a obra cada vez mais rápida, a gente volta a acreditar que a vai ser finalizada”, disse. 

Além disso, Gabriel Pinheiro salientou a importância da unidade hospitalar para valorização do bairro, cidade e região. “Nosso bairro vai ser valorizado com a construção do hospital regional. Através dele, a cidade pode atrair mais investimentos, pessoas podem vir morar em Teófilo Otoni. Isso ajuda cada vez mais os comércios locais e, principalmente, o aumento de vagas de empregos”, ressaltou. 

Gabriel também disse estar satisfeito com a credibilidade do Estado. “Esse governo passa confiança e credibilidade. A retomada das obras foi prometida e cumprida antes da reeleição do governador Romeu Zema, então eu tenho fé de que existem pessoas na política que têm compromisso com o povo e o bem-estar da população”, pontuou.