No dia em que confirmou mais um pagamento do funcionalismo público para o 5º dia útil do mês, um compromisso de sua administração, o prefeito Duílio de Castro anunciou que ainda neste mês de março inicia a escala de pagamento dos acertos rescisórios devidos pela Prefeitura e que estão acumulados há vários anos.
Nesta sexta-feira, 6, todos os servidores municipais terão os salários referentes ao mês de fevereiro depositados integralmente em suas contas. O pagamento em dia é uma constante do governo municipal desde meados do ano passado, quando o município iniciou um forte processo de recuperação financeira, graças a um choque de gestão implantado pela Prefeitura. “Foi preciso fazer uma contenção de gastos profunda e, no primeiro momento, muitos não entenderam que a intenção era chegar aonde chegamos. A realidade é totalmente diferente”, comentou Duílio de Castro.
A garantia de uma escala de pagamentos para as rescisões vai atender também a milhares de ex-servidores municipais. Os valores são variados e pertencem a quem se aposentou ou exerceu cargo não efetivo e foi exonerado da Prefeitura. Uma força-tarefa da Secretaria Municipal da Fazenda foi montada para que, no próximo dia 13, os detalhes dos acertos sejam divulgados.
O prefeito Duílio de Castro adianta, porém, que os acertos serão escalonados, sendo que em cada mês será paga uma parcela. A primeira deverá ocorrer ainda no fim deste mês e, a última, em dezembro. “A escala é necessária porque devemos respeitar a capacidade financeira do município. Queremos mudar o jeito de fazer política, colocando o servidor como prioridade. Agradeço muito ao funcionalismo que, mesmo com o enxugamento da máquina, tem garantido o ótimo funcionamento da administração”, declarou Duílio de Castro. “Os critérios do pagamento desses acertos serão revelados na próxima semana”, completou o secretário municipal da Fazenda, Francis Henrique da Silva.