Em cada canto de Minas Gerais, estudantes, professores e autoridades municipais estão se mobilizando e abraçando o desafio do plantio de 6 mil árvores no estado proposto pelo projeto Bosque do Amanhã, uma iniciativa do Governo de Minas , em parceria com os municípios.
A ação, idealizada e coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , por meio do programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), ganha cada vez mais interessados e, na próxima semana, a atividade será evento em diversas cidades. Em 20/9, em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), serão plantadas 140 mudas durante um minuto.
Prefeituras estão preparando os espaços públicos para os bosques, convidando parceiros e criando uma data específica para o evento. Na Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa, em Ipatinga, no Vale do Aço, alunos realizam os plantios na última quinta-feira (14/9), em que cada muda recebeu o nome do estudante responsável pela atividade. Outro destaque foi em 12/9, quando os jovens da Escola Municipal Monsenhor Sebastião Vieira, da cidade de Paraisópolis, no Sul de Minas, plantaram 35 mudas de árvores e filmaram o plantio.
A ação, lançada pela Semad como parte do JMS e em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21/9, tem gerado engajamento para além da comunidade escolar, envolvendo toda a população. “É uma alegria imensa ver essa grande mobilização, que trará mais verde para as cidades e mais qualidade de vida para todos nós. Para cada árvore, estamos plantando também a consciência de um futuro mais sustentável entre esses estudantes, que se tornaram multiplicadores dessa ação”, comenta a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
As mudas estão sendo doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) , secretarias municipais de meio ambiente e também parceiros privados. O plantio é uma maneira de contrabalancear as emissões de carbono, o que auxilia na mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
Alcance
O Bosque do Amanhã é um desafio lançado pela Semad no início deste mês aos estudantes do JMS como atividade extra e facultativa do programa. A meta é o plantio de 6 mil mudas em setembro. Como contrapartida, as instituições de ensino são pontuadas pelo Jovens Mineiros Sustentáveis, podendo receber prêmios, entre eles, computadores. O objetivo é mobilizar as comunidades escolares, trabalhando a conscientização ambiental e trazendo impacto para a população local.
Imagens
As escolas estão registrando os plantios por meio fotos e vídeos que são enviados à Semad. Após o plantio, o projeto Bosque do Amanhã terá uma camada na plataforma de infraestrutura de dados espaciais IDE-Sisema , na qual será possível acompanhar os bosques criados. Veja a programação de algumas cidades nesta semana:
Igarapé - 20/9 – 140 mudas
Janaúba 21/9 - 84 mudas
Japaraíba 18/9 – 40 mudas
Lavras 18/9 – 50 mudas
Lagoa Santa – 21/9 – 38 mudas
Leme do Prado – 21/9 – 30 mudas
Mateus Leme – 20/9 – 100 mudas
Morada Nova de Minas – 20/9 – 44 mudas
Nanuque - 21/9 – 120 mudas
Nova Serrana – 19, 20 e 21/9 – 120 mudas
Novo Oriente de Minas – 28/9 – 100 mudas
Paraisópolis 12 e 27/9 – 90 mudas
Pompéu – 18 e 19/9 – 40 mudas
Salinas – 21/9 – 120 mudas
Sete Lagoas – 21/9 - 80 mudas