Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, está em alerta para o novo coronavírus. Após a confirmação, nesse domingo (8), do primeiro caso da doença no município, o primeiro no estado, outra suspeita é monitorada. Trata-se de uma mulher que esteve no mesmo avião da paciente que teve a contaminação comprovada.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Divinópolis, Amarildo de Souza, a mulher com a suspeita da doença relatou sintomas gripais e foi colocada em observação. Ela passará por exames ainda nesta segunda-feira.
O secretário afirmou que a cidade está preparada para tratar a doença. “Nós tentamos nos preparar com a compra de material, de equipamento individual. Além disso, treinamos nossas equipes das unidades básicas de saúde, passamos todas as informações do protocolo e do plano de contingência e nossa equipe de epidemiologia também está alerta atendendo aos telefones, recebendo as denúncias e orientando a população”, disse.
Primeiro caso de contaminação em Minas
A paciente infectada tem 47 anos, é esposa de um médico e tem dois filhos, que não têm frequentado as aulas devido ao risco de contaminação. Ela é acompanhada em isolamento domiciliar.
A mulher veio de um voo da Itália, com escalas em São Paulo e Belo Horizonte. Ao apresentar os sintomas do coronavírus, ela fez os exames na rede particular que foram validados pelo Ministério da Saúde.
De acordo com Amarildo, a mulher está tranquila, estável, com sintomas leves e adota todas as medidas recomendadas.