Coordenadora da equipe de Fisioterapia do CTI Pediátrico e Neonatal e da Enfermaria Pediátrica do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) , Simone Nascimento Santos Ribeiro é autora do livro “Fisioterapia Neonatal – Evidências e Boas práticas”.
O livro é baseado em práticas de cuidados aos recém-nascidos de risco, em uma perspectiva contemporânea. “Todo capítulo tem, ao final, um caso clínico e o quadro de classificação de funcionalidade, avaliação usada na fisioterapia. Isso auxilia para um bom embasamento aos fisioterapeutas, estudantes, pessoas que estão na prática clínica e também pesquisadores” relatou Simone Ribeiro.
A especialista contou que a inspiração para o livro partiu de três amigos que se uniram junto a vários colaboradores do Brasil e também do Chile para escrever a obra. “Temos muito orgulho do trabalho alinhado ao que há de mais atual sobre o assunto e a funcionalidade dentro da fisioterapia” pontuou a autora.
Carreira
Com mais de 20 anos de carreira, a doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Simone Ribeiro, trabalha há cinco anos no Ipsemg.
Também fisioterapeuta do Ipsemg, Thalita Vilaboim Santos contribuiu para o livro no capítulo: Desmame da Ventilação Pulmonar Mecânica Invasiva.
Após o convite da Simone de escreverem juntas o capítulo, Thalita relata satisfação “Fazer parte do livro que aborda a fisioterapia em neonatologia no Brasil é uma alegria e de grande importância na minha carreira profissional” destacou.
Atendimento pediátrico e neonatal
O Ipsemg disponibiliza atendimento pediátrico completo à saúde da criança no HGIP desde a assistência materno-infantil até a adolescência, em todas as especialidades médicas.
Para isso, possui um alojamento conjunto, espaço que é destinado ao recém-nascido, que logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe até o momento da alta hospitalar.
E, também, Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCIN), Enfermarias de Internação e Serviço Médico de Urgência Pediátrica (SMU).