A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) , por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), promove em Belo Horizonte, nesta terça-feira (28/11), o Primeiro Seminário de Segurança Socioeducativa de Minas Gerais.
O objetivo é consolidar e disseminar práticas eficazes no âmbito da segurança socioeducativa, voltada para atuação junto aos jovens em conflito com a lei.
A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle da Silva Cyrillo, enfatizou a importância histórica do evento ao abordar a temática da segurança como um eixo fundamental da política socioeducativa. "Pela primeira vez, depois de tantos anos da política socioeducativa, estamos discutindo a segurança como eixo da política", enfatiza.
Giselle Cyrillo destacou, ainda, que a segurança socioeducativa vai além de ser um mero garantidor de outros direitos, como educação, saúde e lazer. Para ela, a segurança socioeducativa é fundamental para a viabilização do cumprimento de todos os eixos da política, mas também representa um direito fundamental em si. A subsecretária instigou os participantes a privilegiarem o espaço para a construção de políticas públicas, baseando-se não apenas no conhecimento teórico, mas também no conhecimento empírico adquirido pela prática.
Debates e perspectivas
Ao longo do dia, o evento, que é realizado na Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais , será marcado por debates em mesas temáticas, com destaque para a discussão sobre a segurança socioeducativa como instrumento da rotina institucional; a relação entre segurança socioeducativa e a garantia de direitos; e a importância dos autocuidados de saúde para os profissionais da área.
Todas as mesas contam com a mediação e a participação de gestores e agentes socioeducativos, entre outros profissionais, que atuam nas unidades socioeducativas do estado, favorecendo a troca de experiências e a valorização dos servidores.
Parcerias
Parceiros importantes para a política socioeducativa foram homenageados com uma honraria: a coordenadora da Defensoria Especializada dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Ana Paula Souza; o 1º tenente da diretoria de Operação da Polícia Militar , Marco Túlio - representando o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Piassi; e o major Bombeiro Militar, Eros Alonso – representando o coronel Eduardo Silva, comandante da Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.