RR 2023 02
Ótima
Loc moral
Ótica santa luzia
Pontual
Sicoob
Gráfica
Loc moral 3
RR MÍDIA 3
Forte vidros
Breno
Giro Luvas
Ramses
Patente
Optima seguros
Chama!!!
Quality
Rodas
Educação

Governo de Minas inicia o ano com publicação de novas concessões de progressão e promoção da carreira dos servidores e Adveb

São 2.428 atos de progressões, 837 de promoções e 1.659 publicações de Adicional de Valorização da Educação Básica

15/01/2024 16h49
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Governo de Minas publicou nesse sábado (13/1) novos atos de benefícios de progressão, promoção e Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb), para atender aos profissionais que cumpriram os requisitos exigidos na carreira. São 2.428 progressões, 837 promoções e um lote para pagamento de 1.659 Adveb. 

A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da  Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , Gláucia Ribeiro, reforça que a ação é uma continuidade do trabalho de valorização da carreira que vem sendo feito pela gestão.

“Iniciamos o ano com mais essa publicação, o que representa nosso compromisso com os servidores públicos que cumpriram os requisitos necessários. Este é o nosso objetivo, reconhecer e valorizar os servidores, e com isso, fortalecer o quadro de pessoal da pasta para que Minas continue a ofertar um ensino público de qualidade aos estudantes mineiros”, explica.

Os atos de promoção e progressão de carreira e Adveb estão disponíveis para consulta no portal do Diário Oficial do Estado  neste link . Para concessão de promoção, é preciso consultar as páginas de 101 a 107 e, para progressão, de 108 a 111. Já para verificar a relação nominal dos contemplados com o Adveb, o servidor deverá acessar os seguintes links:  Ato 90  e  Ato 91 .  

Plano de carreira

O Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Básica foi estabelecido pela Lei n° 15.293/2004. A diretriz define a evolução nas carreiras dos servidores efetivos da SEE/MG, por meio de progressões e promoções.

As progressões são horizontais, com mudanças de grau na carreira, e os critérios para concessão são: estar em efetivo exercício, ter cumprido o interstício de dois anos de efetivo exercício no mesmo grau e ter recebido duas avaliações de desempenho individual satisfatórias desde a sua progressão anterior (70% ou mais).

Já as promoções são verticais, com mudanças de nível na carreira. Os critérios para concessão se dão por estar em efetivo do exercício, ter cumprido o interstício de cinco anos de efetivo exercício no mesmo nível, ter recebido cinco avaliações de desempenho individual satisfatórias, desde a sua promoção anterior (70% ou mais) e possuir a escolaridade mínima exigida para o nível imediatamente superior.

Para que a evolução na carreira ocorra, os dados do servidor no Sistema de Administração de Pessoal (Sisap) devem estar sempre atualizados. Essa atualização cabe às Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Adveb

Os 1.659 benefícios do Adveb que foram publicados nesse sábado são o primeiro lote deste ano. O Adveb corresponde a 5% do vencimento básico do servidor efetivo, a cada cinco anos de efetivo exercício. O pagamento deste novo lote está previsto para ser percebido no mês de fevereiro.