Sicoob
Rodas
Gráfica
Optima seguros
Giro Luvas
Ramses
Quality
Breno
Patente
Ótica santa luzia
Forte vidros
Loc moral
RR MÍDIA 3
Ótima
Loc moral 3
RR 2023 02
Chama!!!
Pontual
Educação

Notas do Enem 2023 já estão disponíveis para consulta

Cerca de 85 mil estudantes mineiros, concluintes do ensino médio, realizaram o exame em 2023

16/01/2024 19h58
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Uemg / Divulgação
Uemg / Divulgação

Estudantes de todo Brasil que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e estão aguardando ansiosamente pela liberação dos resultados, já podem acessar suas notas no site do exame, clicando aqui .

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12/11/2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do exame, que oferece uma gama de possibilidades aos jovens.  

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias. 

Participação

O número de estudantes da Rede Pública de Ensino no exame, teve um aumento de um ano para o outro, passando de 766.960 em 2022 para 837.622 em 2023. Minas Gerais registrou a marca de 73,4% de participação entre os estudantes inscritos no estado. Além disso, Minas Gerais ainda conquistou duas notas máximas na prova de redação, de estudantes da rede privada. 

Resultados

O resultado do Enem pode ser utilizado para acessar o ensino superior por meio do Sisu, do Prouni e do Fies, assim como para ingresso em universidades de outros países e como critério de ingresso em instituições particulares.

Além disso, as notas da prova também podem ser usadas como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Sisu 2023 em Minas

De acordo com dados do Governo Federal, uma das modalidades em que os jovens podem utilizar as notas do Enem, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), vai oferecer cerca de 33 mil vagas nas universidades públicas de Minas Gerais em 2024. 

No estado, 16 instituições federais e duas estaduais integram o Sisu 2024. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição mineira com o maior número de oportunidades, com 6.309 vagas. Na sequência, estão a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 3.255, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que oferecerá 3.204.  

Já as universidades estaduais - a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - vão oferecer 1.620 e 470 vagas, respectivamente. 

O período para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25/1, por meio do  Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . O portal unificado também reúne outras possibilidades de ingressar em um curso superior por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).