RR MÍDIA 3
Loc moral
Loc moral 3
Quality
Breno
RR 2023 02
Optima seguros
Ramses
Forte vidros
Gráfica
Ótima
Patente
Pontual
Giro Luvas
Sicoob
Rodas
Chama!!!
Ótica santa luzia
Segurança

Governo de Minas empossa 1.136 policiais penais nesta semana

Solenidades marcam o início das posses dos 3.405 candidatos aprovados em concurso público

21/03/2024 14h54
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Tiago Ciccarini
Tiago Ciccarini

Aprovados no concurso da Polícia Penal começam a participar de audiência pública de posse, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, finalizando todas as etapas de investidura no cargo. As solenidades seguem até sexta-feira (22/3), no Auditório JK, momento em que os aprovados assinam o ato de posse e escolhem as unidades prisionais de destino, por ordem de classificação no certame. 

Duzentas e vinte e cinco mulheres assinaram o termo na quarta-feira (20/3), e duas turmas masculinas assinam o documento nestas quinta e sexta-feira.

O governador Romeu Zema gravou vídeo parabenizando os novos policiais penais. 

“Contem com meu total apoio e o da administração estadual para fornecer o suporte necessário ao desempenho de suas funções. Já fizemos muito pelo sistema penitenciário estadual, com investimento recorde em obras e ações para o fortalecimento da Polícia Penal. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Estamos aqui para ajudá-los a alcançar todo o seu potencial e a contribuir para um ambiente cada vez mais seguro nas nossas unidades prisionais”.

Trajetória

A partir da assinatura da posse, os novos policiais estão aptos a iniciar a trajetória profissional no sistema prisional mineiro. 

Nesta primeira etapa, tomarão posse 1.136 policiais penais aprovados no concurso público - edital Sejusp 02/2021. O segundo lote de aprovados já foi nomeado e está na fase de realização de perícias médicas. Após a finalização das perícias, uma nova audiência pública será marcada para empossar os profissionais. A terceira e última turma seguirá os mesmos trâmites.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública , Rogério Greco deu as boas-vindas aos novos policiais penais e fez uma breve contextualização sobre o momento em que vive o sistema prisional mineiro, que está em constante ascensão. 

“Entendam a grandeza deste momento. Quem está aqui merece muito fazer parte da Polícia Penal. Buscamos sempre fazer o melhor, mas temos uma estrada a percorrer. O Depen-MG acolhe vocês de portas abertas”, disse. 

Ele também relembrou os esforços prestados pela pasta para que a nomeação ocorresse. A homologação do concurso público foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 2/2.

Em seguida, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró, apresentou a sua equipe direta e a estrutura do Depen-MG. Todas as divisões administrativas, princípios e valores foram repassados aos recém-efetivados. “A instituição é maior do que todos nós. Tenho certeza de que farão um ótimo trabalho e representarão muito bem o sistema prisional de Minas Gerais, que é um dos melhores do país”, concluiu.

Transparência

Ao fim da cerimônia da audiência pública de posse, os novos profissionais puderam confirmar a escolha do local de lotação de acordo com a ordem de classificação no concurso. 

O processo foi feito de forma eletrônica, transparente e com total interação, como prevê o edital. 

Um sistema foi desenvolvido para ficar permanentemente projetado em um telão, onde os aprovados puderam acompanhar as vagas disponíveis por Região Integrada de Segurança Pública (Risp) e por unidade prisional.