RR 2023 02
Quality
Patente
Giro Luvas
RR MÍDIA 3
Forte vidros
Sicoob
Ótima
Loc moral 3
Rodas
Ramses
Optima seguros
Ótica santa luzia
Chama!!!
Breno
Pontual
Gráfica
Loc moral
Saúde

Hospital João XXIII abre dez leitos de UTI Pediátrica para ampliar assistência aos casos de doenças respiratórias

Secretário de Estado de Saúde anunciou que irá dobrar a capacidade de atendimento para dar suporte à demanda do Hospital Infantil João Paulo II dur...

26/03/2024 18h06
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Frances Campelo / Fhemig
Frances Campelo / Fhemig

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) abrirá dez novos leitos de terapia intensiva pediátrica no Hospital João XXIII, fundamentais para suprir o aumento da procura por internações nos próximos meses. Com equipe reforçada e equipamentos modernos, o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se prepara para a sazonalidade de doenças respiratórias em crianças.

O anúncio foi feito, nesta terça-feira (26/3), pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. O Hospital João XXIII chega a 20 leitos de UTI pediátrica, além dos 16 no Hospital Infantil João Paulo II. Ao todo, serão, no período, 103 de UTI (incluindo adulto) no Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (36 pediátricos e 67 adultos).

Aumento de internações

De janeiro a março, o Hospital Infantil João Paulo II já soma mais de 14,6 mil atendimentos. Só no mês de março deste ano, foram computados quase 5 mil atendimentos, com a expectativa de fechar o mês em até 7 mil. Aproximadamente 70% desses atendimentos têm sido dedicados à assistência a pacientes com sintomas respiratórios. O número representa um aumento de 130% nos atendimentos em relação a um mês com demanda normal.

“Estamos nos antecipando à sazonalidade, que tradicionalmente provoca o aumento de internações a partir de abril. Os leitos pediátricos de terapia intensiva mantêm uma média de 50% de ocupação de leitos durante o ano e já estamos com uma ocupação entre 80% e 90% atualmente”, explica o secretário de Saúde de Minas.

A equipe assistencial foi reforçada para garantir o atendimento e foram contratados cinco enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, nove médicos intensivistas pediátricos e dois fisioterapeutas respiratórios para atuarem nos novos leitos. A ala está equipada com ventiladores, camas elétricas, monitores e outros equipamentos que foram adquiridos durante a renovação de todo o parque tecnológico realizado pelo Governo de Minas ao longo dos últimos anos.

Frances Campelo / Fhemig
Frances Campelo / Fhemig

“Os novos leitos de terapia intensiva pediátrica estão prontos para receber pacientes e serão acionados gradualmente, conforme a demanda. A previsão é de que todos estejam ativos até o final de março”, afirma Fábio Baccheretti. O hospital também receberá casos encaminhados pela Central de Regulação do município. 

Reforço na escala

O Hospital Infantil João Paulo II também reforçou sua equipe multidisciplinar para o atendimento atípico nessa época do ano, passando a contar com sete pediatras. Todos os consultórios do pronto atendimento estão funcionando por 24 horas.Os novos leitos antecipam o pico de incidência de casos respiratórios, proporcionando maior tranquilidade e assistência imediata aos usuários do serviço.