O governador Romeu Zema (Novo) anunciou na tarde desta sexta-feira, em coletiva transmitida pelas redes sociais, que o estado começa a realizar na semana que vem um estudo para reavaliar a reativação de alguns setores da economia.
De acordo com Zema, apesar de o próprio governo ter atualizado os números para 21.691 casos suspeitos, que a estatística em Minas é satisfatória porque não há nenhum óbito confirmado.
O governador disse ainda que é possível liberar algumas atividades, em algumas regiões do estado, já que o coronavírus se espalhou de forma desigual em Minas Gerais e não é justo que todas as cidades ou regiões recebam o mesmo tratamento.
"Graças a Deus temos tido números, eu diria, satisfatórios. Nenhum óbito até o momento, mas temos tido um custo social enorme com a questão do isolamento com a questão da suspensão de vários ramos do comércio e quero deixar muito claro aqui: a nossa prioridade continua sendo a preservação da vida, mas a partir da próxima semana nós iremos iniciar um estudo para começarmos a ver o que é possível fazermos no sentido de começarmos a reativar alguns setores. Isto será feito com maior critério, será feito estando sujeito a ser desfeito, caso a gente perceba que os índices de novos infectados pelo coronavírus esteja aumentando", discursou.
Liberação dos call centers
O governo anunciou o retorno das atividades de telemarketing em meio à pandemia do coronavírus, no mesmo dia em que o empresário Cássio Rocha Azevedo foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Ele é sócio da empresa de telemarketing AeC. A informação consta no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (26).
Segundo o secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o motivo é que o estado vai utilizar o serviço para informar a população sobre a covid-19. " A Secretaria de Saúde e o Governo de Minas estão organizando o sistema de teleatendimento para a sociedade, de forma que as pessoas não precisem procurar o serviço médico sem orientação prévia. Para tal é fundamental que nós tenhamos os call centers funcionando", afirmou
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) investiga 28 mortes pelo novo coronavírus no estado. O número de infectados saltou para 189 - 36 novos casos em apenas 24 horas.