RR MÍDIA 3
Giro Luvas
Patente
Chama!!!
RR 2023 02
Saúde

Hemominas inaugura mais uma unidade de doação de sangue em Minas Gerais

Em parceria com a Prefeitura de Itabira, o Pace Dr. José Pinto pretende facilitar o acesso à doação para os moradores da região

16/05/2024 12h34
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Adair Gomez / Divulgação
Adair Gomez / Divulgação
Adair Gomez / Divulgação
Adair Gomez / Divulgação

Doadores de sangue de Itabira, na região Central de Minas Gerais, agora contam com um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), o 13º inaugurado pela Fundação Hemominas no estado. A solenidade foi realizada nessa quarta-feira (15/5).

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a criação do Pace é fundamental para ampliar os estoques de sangue da rede, além de trazer mais conforto e segurança aos doadores da cidade que, agora, não terão mais de se deslocar a Belo Horizonte.

“Doar sangue é doar um pedacinho da gente, um ato de amor que alcança alguém que nem se conhece. Com este Pace, esperamos que se ampliem muito as doações na cidade e região e que ela se torne uma grande fornecedora de sangue e hemoderivados para toda a população mineira”, disse.

“Antes, só era possível pensar na ampliação de nossos serviços a partir de uma unidade completa, que exigia processos mais complexos, com processamento do sangue, realização de testes, etc. À medida que fomos evoluindo, posso dizer que praticamos uma hemoterapia de primeiro mundo, certificados pela Associação Americana de Bancos de Sangue e, assim, temos agora a possibilidade de contarmos com os Paces, para que o doador não precise se deslocar em caravanas para chegar às unidades, em geral, distantes”, ressaltou a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi.

Para o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o Pace é uma grande conquista para a comunidade. “Itabira é um orbe dedicado à doação de sangue, levando caravanas à capital. Este Pace trouxe outros benefícios, como a geração de 20 empregos, uma equipe de profissionais que, com certeza, vai honrar o exemplo de desprendimento representado pelo doutor José Pinto, que nomeia nosso posto, ressaltou.

A unidade está localizada no Hospital Municipal Carlos Chagas, que fica na Rua Chácara Fernando Jardim, número 555, no bairro Campestre. O Pace Dr. José Pinto deve funcionar às quintas-feiras, a partir de 6/6, atendendo até 60 candidatos à doação em cada dia de funcionamento. O novo Pace está vinculado ao Hemocentro de Belo Horizonte.