Por Itasat
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou nesta quinta-feira o Projeto de Lei (PL) 1.750/20, que autoriza a abertura de crédito especial de R$ 260,4 milhões em favor de 11 instituições que atuam no combate ao novo coronavírus. Foi sancionado também o projeto que permite aos deputados o remanejamento de emendas para medidas que amenizem as consequências da doença.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), os recursos das emendas parlamentares correspondem a R$ 300 milhões que podem ser empregados na compra de medicamentos e equipamentos e na ampliação da capacidade de testes e atendimento hospitalar. Além disso, vão financiar ações destinadas a idosos e aos moradores de rua e outras pessoas em situação mais vulnerável.
Durante a cerimônia, que foi acompanhada remotamente pela maioria dos deputados, Zema ressaltou que Minas agiu rapidamente e isso pode ajudar numa diminuição no número de casos no estado. “Nos últimos dias já tivemos dados que demonstram que o avanço de novos casos tende a não ter um crescimento vertiginoso como aconteceu em diversos países e ainda acontece em alguns estados do Brasil, devido as medidas rápidas que nós tomamos”, disse.
O governador demonstrou certo otimismo em relação ao avanço da doença, mas disse que a estratégia de esperar uma explosão no número de casos está mantida. “Estamos prevendo o pior. O hospital de campanha no Expominas está sendo montado com 800 leitos e vários outros estão em planejamento no interior do estado. Caso venhamos a ter um cenário que é o pior, estaremos minimamente preparados para um enfrentamento”, finalizou.