A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) está promovendo o XXII Seminário Estadual da Undime, que ocorre de 25 a 27 de julho, na cidade de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento reúne agentes municipais e estaduais para discutir questões cruciais como segurança escolar, educação em tempo integral e fortalecimento dos municípios.
Durante a abertura do seminário, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a importância do Regime de Colaboração entre Estado e municípios para promover uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos estudantes. "Temos responsabilidade com todos os estudantes da rede pública no estado, independentemente da rede em que estão matriculados", enfatizou o secretário.
A presidente da Undime-MG, Ednamar Assunção, também enfatizou o papel crucial da associação na articulação entre os diferentes níveis da Administração Pública (federal, estadual e municipal). “A Undime vem fazendo essa articulação entre os municípios para garantir que todos tenham acesso aos programas oferecidos pelos governos estadual e federal”, comenta.
O evento conta com a participação de dirigentes municipais, equipes técnicas das prefeituras, secretarias municipais de educação, gestores escolares e representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Minas Gerais, visando fortalecer a articulação entre os níveis municipal, estadual e nacional para melhorar a educação.
Democratização do acesso ao ensino
Durante o evento, foram destacadas as principais iniciativas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com os municípios mineiros, como a gestão pedagógica, avaliações externas, gestão de infraestrutura, transporte escolar e o calendário escolar unificado.
"Implementamos o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) em 750 dos 853 municípios do estado, tornando o acesso ao ensino público mais equânime, sem favorecimentos para determinadas escolas", afirmou o secretário Igor de Alvarenga, destacando os esforços contínuos para melhoria do sistema educacional.
A secretária de Estado Adjunta de Educação, Geniana Faria, reforçou o compromisso da Secretaria de Estado de Educação em garantir o acesso, permanência, aprendizado e os direitos dos estudantes no sistema público de ensino. "Precisamos valorizar tudo o que já conquistamos e continuar avançando para proporcionar uma educação de qualidade a todos", ressaltou.
Mãos Dadas
A SEE/MG também destacou o projeto Mãos Dadas, que promove a colaboração entre estado e municípios nos investimentos em infraestrutura e apoio pedagógico às escolas. "O Governo de Minas já investiu mais de R$ 1,2 bilhão nessa iniciativa, beneficiando creches e escolas municipais", destacou Alvarenga.
"Através do projeto Mãos Dadas, estamos orgulhosos de anunciar que estamos construindo 200 creches e escolas municipais e reformando mais 300 escolas municipais em todo o estado", concluiu o secretário.