Cerca de 54 mil pessoas tiveram que deixar suas casas neste domingo na cidade italiana de Brindisi (sul), na maior operação desse tipo na Itália desde o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, durante uma operação para desarmar uma bomba inglesa que certamente data de 1941, segundo a imprensa.
A bomba, de um metro de comprimento e mais de 200 kg de peso, foi encontrada em 2 de novembro durante a reforma de uma sala de cinema e foi danificada por uma máquina, diz o jornal la Repubblica.
Em um raio de 1,5 km ao redor do local onde a bomba foi encontrada, toda a população teve que deixar suas casas, enquanto num perímetro de 500 metros, o gás foi cortado.
Mais de mil membros das forças de segurança e 250 voluntários da Proteção Civil participaram desta operação, que terminou no meio da tarde (hora local).
A bomba foi desativada por uma equipe do Exército, que irá detoná-la num local isolado na segunda-feira.
Segundo a agência de notícias AGI, esta operação, que afetou mais da metade dos moradores desta cidade de 87 mil habitantes, começou no sábado com a transferência de 217 detidos da prisão local para outras penitenciárias.