Coperlidere
RR MÍDIA 3
combate a homicídios

Contingenciamento em secretaria ameaça programas de combate a homicídios em Minas

Segurança Pública

07/04/2020 13h38
Por:

Por Itasat

Mais de 10 mil jovens seria impactados caso o programa 'Fica Vivo' paralisasse

O contingenciamento de 49% anunciado pelo governo de Minas já provoca cortes em diversas pastas. A Rádio Itatiaia recebeu denúncia de que na Segurança Pública importantes programas de combate a homicídios estão com as atividades ameaçadas. 

São eles: Mediação de Conflitos, Central de Acompanhamento de Alternativas Penais, Inclusão Social de Egressos Prisionais, Acompanhamento de Egressos de Medidas Socioeducativas e o programa socioeducativo Fica Vivo - apenas este último, conforme denúncia, traria impacto para mais de 10 mil jovens. 

"No Mediação de Conflitos vai provocar uma desarticulação comunitária, uma ausência de atendimento, numa perspectiva de atender mulheres vítimas de violência, de acesso a direitos e de intervenção nos conflitos", relata o denunciante que não será identificado.

A deputada Ana Paula Siqueira (Rede) disse ter sido contatada por oficineiros que relataram o cancelamento de contratos. "Fiquei bastante preocupada porque nós estamos em um momento difícil de enfrentamento à pandemia, mas nestes momentos tem uma crescente dos índices de violência, principalmente contra a mulher, de desemprego, além da queda da renda das famílias, principalmente as autônomas", destaca. 

Questionada sobre os cortes, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) respondeu que cortes nas políticas de prevenção à criminalidade estão sendo avaliados e serão informados em momento oportuno. A pasta também esclarece que tendo em vista o cenário de queda da arrecadação, haverá contingenciamento em todas as secretarias, exceto na da Saúde.