RR MÍDIA 3
Coperlidere
sem problemas

Ministro brasileiro nega problemas com a China para compras de respiradores e máscaras

Em entrevista

09/04/2020 10h03
Por:

Por Itasat

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nesta quarta-feira que 11 mil brasileiros já voltaram ao país durante esta pandemia do novo coronavírus, mas confirmou que ainda há outros 6 mil no exterior. Em entrevista à CNN Brasil, o ministro negou problemas diplomáticos com a China para a compra de respiradores e equipamentos de proteção individual, como máscaras, para os hospitais brasileiros.

A China é a maior produtora do mundo de equipamentos como máscaras e respiradores, e todos os países tentam comprar dos asiáticos.

Para piorar a situação, o Brasil teve dois atritos diplomáticos recentes com a China. O último deles envolveu o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que postou uma imagem com o Cebolinha, da Turma da Mônica, para ridicularizar o sotaque dos chineses e insinuar que o país asiático sairia fortalecido da crise causada pela covid-19. Em resposta, a embaixada da China afirmou que as declarações tinham cunho "racista". O ministro retirou o post sem pedir desculpas.

No mês passado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, escreveu uma mensagem no Twitter responsabilizando o governo chinês pela pandemia do novo coronavírus.

Na terça (7), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, afirmaram que, em conversa telefônica, reforçaram as relações entre os Ministérios da Saúde da China e do Brasil no combate ao coronavírus.