Coperlidere
RR MÍDIA 3
Segurança

Em Juiz de Fora, 40 adolescentes acautelados iniciam cursos profissionalizantes na gastronomia

A iniciativa, que está na segunda edição, dobrou a oferta de cursos e jovens contemplados; panificação é a área principal escolhida para essa etapa

14/08/2024 17h06
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Milena Nascimento / CSEJF
Milena Nascimento / CSEJF

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) iniciou a capacitação de 40 adolescentes em cursos profissionalizantes no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, na Zona da Mata.

A iniciativa, financiada pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora, oferece quatro cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), abrangendo áreas da panificação e focando na reintegração social dos jovens.

A subsecretária de Atendimento Socioeducativo da Sejusp, Giselle Cyrillo, enfatiza o investimento na qualificação e orientação profissional, essenciais para a responsabilização e reintegração dos adolescentes.

"O Sistema Socioeducativo mineiro tem investido na qualificação das ações voltadas à educação e orientação profissional, entendendo que, além de serem direitos obrigatórios, são pilares essenciais para o rompimento com a trajetória infracional ao término da medida socioeducativa", explica a subsecretária.

Milena Nascimento / CSEJF
Milena Nascimento / CSEJF


As atividades seguem até outubro e incluem as seguintes profissionalizações: Curso de Iniciação Profissional em Noções Básicas de Panificação, iniciado em 5/8, Fabricação de Salgados para Festas, Bares e Lanchonetes, que começa em 4/9, Fabricação de Tortas Doces Especiais, com início em 19/9, e Fabricação de Produtos Natalinos, previsto para 27/9.

Cada curso contará com uma média de dez participantes.

Segunda Edição

O projeto busca promover a reintegração social por meio do desenvolvimento de habilidades práticas e está na sua segunda edição. Este ano, a parceria dobrou a oferta de cursos e o número de jovens beneficiados. A primeira edição, em 2023, ofereceu duas capacitações (panificação e pizzaiolo) para 20 adolescentes.

Devido ao bom desempenho, um dos alunos da primeira edição foi indicado pelo instrutor e conseguiu uma vaga em uma padaria após o encerramento da medida socioeducativa. Para Emerson Rocha, diretor-geral do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, as equipes trabalham para alcançar resultados ainda melhores este ano.

"Nossa perspectiva é ampliar a inserção no mercado de trabalho, assim como aumentamos os cursos profissionalizantes, para transformar a vida dos jovens e de suas famílias", destacou o diretor.

Panificação

O Curso de Iniciação Profissional em Noções Básicas de Panificação iniciou este mês, abrindo a grade das capacitações. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e são ministradas por um professor do Senai nas instalações da unidade socioeducativa de Juiz de Fora.

O curso abrange noções de higiene pessoal, técnicas de fermentação, embalagem, armazenamento e confecção de pães, bolos e biscoitos.

Edson Ribeiro, instrutor do curso, explica que o objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre a importância da panificação e das profissões de confeiteiro e pizzaiolo. "Esse curso oferece uma base sólida e prática que eles podem aplicar no dia a dia", afirmou o instrutor.

"O curso está sendo maravilhoso. Estou aprendendo muitas coisas. Muitas oportunidades que eu não tive e estou tendo somente agora", disse o jovem Erculano Passarinho*, de 18 anos, que espera aplicar o que aprendeu após o término da medida socioeducativa.


*Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).