RR MÍDIA 3
Coperlidere
Coronavírus

Prefeitura de Belo Horizonte deve anunciar que estuda protocolo de retorno do comércio

Volta com restrições

20/04/2020 08h35Atualizado há 5 anos
Por:

Por Itasat

A Prefeitura de Belo Horizonte deve informar nesta segunda-feira que estuda um planejamento de reabertura do comércio, sem antecipar uma data para isso. A questão deve ser divulgada em entrevista coletiva que será concedida às 13h pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), que deve ressaltar, porém, a necessidade do isolamento social para evitar a transmissão da covid-19.

Foi informado que o dia 4 de maio pode ser apresentado como a data de uma volta restrita das atividades. Sindicatos de comerciantes devem sugerir à administração municipal uma escala de horários para evitar aglomerações, para o caso de reabertura ser autorizada.

Seguem alguns exemplos que devem ser apresentados pelos empresários à prefeitura:

- padarias e supermercados com funcionamento desde a manhã;

- o comércio de rua e depósitos de construção com funcionamento de 10h às 15h;

- os restaurantes com funcionamento de 11h às 15h;

- os bares com funcionamento do início da noite ao início da madrugada;

- se forem permitidos, os shoppings com funcionamento de 14h às 20h.

Como é atualmente

Desde 9 de abril, todos os estabelecimentos comerciais que prestam serviços não essenciais estão proibidos de abrir as portas na capital mineira.

Estão liberados para funcionar somente serviços de saúde, farmácias, laboratórios, clínicas, hospitais, óticas, supermercados, hipermercado, padaria, sacolão, mercearia, hortifruti, armazém, açougue, posto de combustível para veículos automotores, lojas de materiais de construção civil, agências bancárias, lotéricas e correios, incluindo aquelas em funcionamento no interior de shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas. No entanto, estes estabelecimentos precisam adotar as medidas determinadas pelas autoridades de saúde para prevenir ao contágio do coronavírus.

Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar apenas com entrega em domicílio ou retirada no local de alimentos prontos e embalados para consumo fora do estabelecimento.