Una total
RR MÍDIA 3
Coronavírus

Em meio à flexibilização do isolamento, Betim confirma primeira morte por covid-19

Grande BH

30/04/2020 08h47
Por:

Por Itasat

A primeira morte causada por covid-19 em Betim foi confirmada pela Secretaria de Saúde da cidade da Grande BH na noite dessa quarta-feira (29) . Trata-se de uma idosa de 80 anos. 

A paciente estava internada no Centro de Cuidados Intensivos para a Covid-19 desde o último domingo (26). A idosa tinha histórico de AVC e era portadora de pneumopatia.

O óbito ocorreu em meio à flexibilização do isolamento social na cidade, com o retorno do funcionamento do comércio. Porém, nessa quarta-feira (29), o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) publicou novos decretos que voltam a endurecer as medidas de isolamento social, em Betim.

A partir desta quinta-feira, os bares ficarão fechados por tempo indeterminado, proíbe o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos e estabelece carga horária máxima para alguns estabelecimento. As igrejas e os restaurantes também vão ser obrigados a cumprir novas determinações. A multa por descumprimento varia de mil a R$ 50 mil.

Segundo o procurador geral do Município, Bruno Cypriano, as novas medidas restritivas são fruto do diagnóstico da primeira semana da reabertura controlada do comércio que aponta um alto índice de denúncias sobre estabelecimentos com aglomerações e sem os devidos cuidados com o cliente.

“Diante das mais de 7 mil  fiscalizações  realizadas, verificamos muitos abusos. Tentamos buscar uma saída harmoniosa entre a preocupação com saúde e a manutenção da renda dos comerciantes, infelizmente foi necessário endurecer novamente. É preciso que a adequação dos estabelecimentos seja respeitada. Boa parte da população ainda não se conscientizou de que o momento não é de lazer” esclarece o procurador.

As denúncias de descumprimento de normas podem ser feitas na Ouvidoria do Município, pelos telefones (31) 3512-3453 e (31) 3512-3315 ou pelo e-mail @betim.mg.gov.br.