Coperlidere
RR MÍDIA 3
Coronavírus

Brasil pode atingir 10 mil mortes por covid-19 até domingo, aponta Imperial College

Estudo matemático

30/04/2020 10h19
Por:

Por Itasat

O número de mortes pela Covid-19 no Brasil pode chegar a quase 10 mil até o próximo domingo. A previsão é do Imperial College de Londres, uma das mais conceituadas do mundo em modelagem matemática. O relatório semanal da instituição sobre a situação da pandemia revela que o país tem, neste momento, a pior situação do mundo com o número de casos em provável crescimento e o registro muito grande de óbitos.

O boletim mais recente divulgado na tarde dessa quarta-feira (29), pelo Ministério da Saúde apontou 5.466 óbitos e 78.162 casos confirmados de coronavírus. Chamou atenção que o país registrou o maior número de casos confirmados em um único dia (5.514). Já o número de mortes no intervalo de 24 horas foi superior a 400 — registro similar ao dos últimos dias.

Conforme a Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o nono país com mais mortes por coronavírus. Nesta semana, o país, inclusive, ultrapassou a China, onde houve os primeiros registros do vírus. Caso a projeção se confirme, o Brasil pode chegar ao sexto lugar em número de óbitos, ultrapassando Irã, Alemanha e Bélgica, respectivamente.

O levantamento da Imperial College revela que número de óbitos deverá ser "muito alto" (acima de 5 mil) em apenas dois países, Brasil e Estados Unidos. A estimativa do Imperial College é de que o número de mortes no Brasil possa chegar a até 9,7 mil. Numa previsão menos pessimista, os cientistas previam 5,6 mil óbitos até o fim desta semana. Os números previstos para os EUA são maiores, entre 13 mil e 15 mil, mas, por lá, a epidemia já está se estabilizando, enquanto que, por aqui, está ainda está crescendo.

O país apresenta também o maior número de reprodução de casos de covid-19 do mundo, 2,8. O número indica para quantas pessoas um infectado transmite a doença. O índice registrado no Brasil indica que que cada doente transmite para aproximadamente três outras pessoas; um forte indicativo de que a velocidade do crescimento da infecção é alto.

Imperial College

A Imperial College é uma das mais conceituadas do mundo em modelagem matemática e vem publicando projeções desde que a epidemia chegou à Europa. Foi por conta dos números apresentados pela instituição que o primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, se convenceu de que o isolamento social era a única medida possível para evitar um número catastrófico de mortes no país.