Por Itasat
Números recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI em BH e em Minas Gerais está bem abaixo da registrada em estados vizinhos, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde já há fila de espera para leitos de terapia intensiva por causa da pandemia do coronavírus.
Mesmo com essa situação, considerada confortável pelas autoridades mineiras, já há uma preparação para a abertura de novos leitos de UTI para absorver a demanda de acordo com o avanço da covid-19 no estado. Levantamento feito pela Itatiaia mapeou pelo menos mais 400 leitos que devem ser abertos pelo governo estadual e outros 400 já planejados pela Prefeitura da capital.
Na rede Fhemig, hoje, são 76 leitos de UTI em funcionamento em todas as sete unidades, em BH, Juiz de Fora, Patos de Minas e Barbacena: 63% estão ocupados. A capacidade de expansão, de acordo com o presidente Fábio Baccheretti, é de 287 leitos de terapia intensiva, sendo 106 de forma imediata na capital e no interior.
Além das vagas na rede Fhemig, 180 leitos de UTI devem ser abertos por meio de uma parceria entre o governo do estado, Fiemg e Rede Mater Dei. As vagas devem estar disponíveis até o fim deste mês.
Em Belo Horizonte, apenas na Santa Casa, podem ser abertos mais 90 leitos de UTI para atender pacientes com síndromes respiratórias graves, entre elas a covid-19. Segundo o diretor de Assistência à Saúde do Grupo Santa Casa BH, Guilherme Riccio, tudo já está acertado com a Prefeitura de BH e o desafio, no momento, é conseguir equipamentos de proteção para os profissionais.
Em nota, a PBH informou que o plano de contingência feito pelo município prevê três fases de implementação, com a abertura de quase 700 leitos de UTI, sem contar os de enfermaria. No momento, BH se encontra na fase 1 e já abriu cerca de 220 leitos, ou seja, mais de 400 ainda podem ser criados caso seja necessário.
Leitos de UTI covid-19 – Rede Fhemig
Eduardo de Menezes
30 leitos, sendo 20 ocupados
Capacidade de expansão de mais 44 leitos (abertura de 10 leitos na próxima semana)
Júlia Kubitschek
4 leitos, sendo 2 ocupados
Capacidade de expansão de mais 122 leitos
João Paulo II (pediátrico)
16 leitos, sendo 12 ocupados
Capacidade de expansão de mais 10 leitos no complexo emergencial (João XXIII)
Hospital de Pronto-Socorro João XXIII
Capacidade de abertura de 66 leitos
Juiz de Fora (Hospital João Penido)
10 leitos, sendo 9 ocupados
Capacidade de expansão de mais 11 leitos
Patos de Minas (Hospital Regional Antônio Dias)
10 leitos, sendo 3 ocupados
Capacidade de expansão de mais 10 leitos
Barbacena (Hospital Regional)
6 leitos, sendo 2 ocupados
Capacidade de expansão de mais 24 leitos
Situação atual: Hoje são 76 leitos em funcionamento em todas as sete unidades; 48 estão ocupados (63%)
Expansão:
Capacidade de expansão de 287 leitos:
106 leitos podem ser abertos imediatamente (40 no Júlia, 10 no Eduardo de Menezes, 10 pediátricos no complexo de urgência e 46 no João XXIII)
181 leitos dependem da contratação de profissionais e compra de equipamentos (planejado para junho)
Leitos de UTI em Belo Horizonte
Conforme Plano de Contingência, que prevê ativação progressiva de leitos, a Secretaria Municipal de Saúde se organizou para executar a abertura de leitos conforme demanda, seguindo três fases:
1ª Fase – Ampliação de leitos: ativação de estrutura existente em hospitais (sem aquisição de equipamentos e contratação de profissionais):
Abertura de 409 leitos de UTI
914 leitos de enfermaria adulto
95 leitos de enfermaria materno-infantil
32 leitos de UTI neonatal e pediátrico
2ª Fase - Ampliação de leitos adicionais nos hospitais com investimentos adicionais (aquisição de equipamentos, profissionais e pequenas obras):
602 leitos de enfermaria adulto
30 leitos de enfermaria materno-infantil
3ª Fase – Ampliação de leitos: ativação de leitos em hospitais (com aquisição de equipamentos e contratação de profissionais):
279 leitos de UTI
A Secretaria Municipal de Saúde encontra-se na primeira fase, abrindo leitos gradativamente. No momento, a Rede SUS-BH trabalha com 906 leitos de UTI, sendo 217 leitos de UTI Covid
Leitos Santa Casa (alas para pacientes respiratórios)
- 37 internados: 10 no CTI (4 deles com coronavírus)
- No momento são: 47 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI
- Capacidade: 100 leitos de UTI (90 a mais)
Leitos Mater Dei Betim/ Contagem (parceria Fhemig e Governo de Minas)
- Criação de 180 leitos de UTI