Por Itasat
A La Liga, responsável pela organização da primeira e segunda divisões do Campeonato Espanhol, não mudará seu plano de retomar as partidas em breve, apesar da notícia de que cinco jogadores testaram positivo para o coronavírus.
Os casos foram confirmados neste domingo pela liga, que disse que "todos eles estão assintomáticos e na fase final de recuperação da doença". Os atletas contaminados ficarão isolados por 14 dias e só retornarão às instalações dos clubes para treinar após novas amostras darem negativo
Não está previsto alterar os protocolos de treinamento que foram colocados em vigor na semana passada. Jogadores da maioria dos clubes começaram as práticas individuais nessa sexta-feira (8), após quase dois meses de confinamento em razão da pandemia. A liga salientou que jogadores, técnicos e outros funcionários dos clubes espanhóis passarão por testes diários.
A liga não informou os nomes e nem os clubes dos atletas infectados pela doença. Segundo a imprensa espanhola, três deles atuam na primeira divisão. Sabe-se que um deles é o lateral-esquerdo brasileiro Renan Lodi, do Atlético de Madrid. O próprio clube publicou uma imagem do jogador em suas redes sociais, acompanhada da seguinte legenda: "Renan Lodi (foto) manda a vocês (torcedores) um abraço de sua casa. Muito em breve nos veremos no campo".
O jogador não participou neste sábado (9), do primeiro treinamento do Atlético em meio à pandemia de covid-19. Ele está em quarentena, em casa.
A Espanha começou a relaxar as regras rigorosas de isolamento, permitindo que os jogadores façam atividades individuais, respeitando o distanciamento social nas instalações de seus clubes, e as pessoas saiam de suas casas para praticarem exercícios ao ar livre.
Suspenso há mais de dois meses em razão da pandemia, o campeonato ainda não tem data definida de retorno. A expectativa é que a bola volte a rolar a partir de 20 de junho e que o campeonato termine no fim de julho.