RR MÍDIA 3
Coperlidere
Ideias

Cruzeiro planeja mudar nome da Toca I e se inspirar no Barcelona

Novo presidente do clube, Sérgio Rodrigues revela estratégias para as categorias de base celestes

28/05/2020 14h15
Por:

Por O Tempo

Preocupado com o lado social do Cruzeiro na formação de atletas, o novo presidente do clube, Sérgio Rodrigues, revelou que se inspira no Barcelona e deseja fazer algumas mudanças nas categorias de base estreladas.

Para homenagear Felício Brandi, considerado por muitos, o maior presidente da história do Cruzeiro, sendo um dos grandes responsáveis pela mudança de patamar do clube, a ideia do novo mandatário celeste é mudar o nome da Toca I. Além disso, ele mostrou preocupação com o lado social da Raposa na formação dos jogadores.

"Valorizo muito a base e vivi muito a Toca I. Acho que a cultura é de cima pra baixo, tem que ser institucionalizada. O que vemos muitas vezes é que alguns dirigentes criam a cultura de que se o atleta é bom, ele pode fazer o que quiser. Já soubemos de meninos usando até droga, mas os dirigentes deixando pra lá, dizendo que o menino ainda iria se desenvolver. Eu acho que não. Temos que fazer um trabalho psicológico, acompanhar os garotos. A condição social de, quem sabe, 95% dos garotos da base, é complicada, então cabe ao clube dar formação para eles nesse sentido", disse Sérgio Rodrigues durante live da Futclass.

"Temos um projeto aqui. Primeiro, vamos batizar a Toca I com o nome do nosso presidente Felício Brandi, que foi quem fez a doação do terreno para construção da Toca I e passar a chamar ela de centro de formação, porque não será um centro de formação só de atletas, mas de pessoas. Se você for em La Masia, por exemplo, você vê essa preocupação do Barcelona. Eles levam os meninos para assistir jogos, os meninos ficam um período sem celular para trocar ideias, eles estudam, são exigidos nisso. Precisamos criar essa cultura de formar pessoas que poderão ser bons atletas, até porque o funil é muito curto, de um time sub-20, por exemplo, são dois, três que se profissionalizam e conseguem viver do futebol. Temos que abraçar essa mudança de cultura e saber que é algo de longo prazo", completou.

La Masia é o centro de formação do Barcelona, reconhecido mundialmente por sua enorme qualidade. Recentemente, os Blaugranas revelaram Messi, Xavi, Iniesta e Piqué, entre outros.