Coperlidere
RR MÍDIA 3
pronunciamento

Zema espera volta às aulas no 2º semestre e diz que subnotificação não é para distorcer números

Em live

04/06/2020 10h38
Por:

Por Itasat

A previsão do Governo de Minas é de que as aulas no estado voltem no segundo semestre, de acordo com o governador Romeu Zema (Novo), que se pronunciou nesta quarta-feira em uma live no Instagram com o controlador-geral do estado, Rodrigo Fontenelle, e o secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Zema disse não saber como será o comportamento da doença em Minas em junho e julho e que, devido ao fato de o pico da pandemia no estado estar previsto para o fim de julho, o mais provável é que as aulas retornem em agosto, quando o número de casos diminuir. “É algo que eu desejo muito. Em Minas, ainda não tivemos uma sobrecarga, mas é provável que, com o tempo, os hospitais venham a ficar mais cheios. Não queremos que nenhum professor nem aluno estejam expostos a risco”, afirmou.

O governador também respondeu a perguntas sobre a subnotificação de casos da covid-19 em Minas. Segundo ele, qualquer pessoa com sintomas da doença é testada no estado. Basta procurar uma unidade de saúde. “Há subnotificação? Há, porque existem muitas pessoas que estão com a covid e que não têm sintoma”, declarou.

Zema ressaltou que o ideal seria que os 21 milhões de mineiros fossem testados todos os dias, mas que isso só é possível na teoria. “Na prática, temos limitações, mas estamos fazendo tudo o que é possível”. Ele afirma já ter recebido do governo federal mais de 500 mil testes, que são usados para melhorar o mapeamento da doença.

“Uma coisa eu quero assegurar: não há subnotificação para distorcer os números. Todo óbito em que existe suspeita de covid-19 é testado, principalmente as doenças respiratórias. Não vale a pena nós, que estamos gerenciando essa crise, criarmos dados falsos. Por que a gente ia criar dados falsos que dificultariam o nosso controle?”, perguntou.