Por Itasat
Atos contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) marcaram o domingo (21), em Brasília. Os grupos se concentraram pela manhã na Esplanada dos Ministérios, mas seguiram lados opostos no início da tarde.
Os contrários ao chefe do executivo pediam a saída do presidente, lembrando quando ele se referiu ao novo coronavírus como uma gripezinha. Já os manifestantes a favor de Bolsonaro pediam a saída do presidente do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, que é responsável pelo chamado inquérito das “Fake News”, que investiga membros do grupo bolsonarista.
Havia uma expectativa de que Jair Bolsonaro participaria do ato a favor do governo dele. Mas o presidente da República compareceu ao velório do soldado Pedro Lucas Ferreira Chaves, que faleceu ontem em um treinamento após o paraquedas não abrir corretamente, no Rio de Janeiro. Bolsonaro foi membro da Brigada de Infantaria Paraquedista em sua carreira no Exército.
Ainda neste domingo, foi deflagrada uma operação da Polícia Civil contra três grupos de extremistas que apoiam o presidente Jair Bolsonaro. Com integrantes desses grupos foram apreendidos fogos de artifício, anotações com planejamento de ações e discursos, cartazes, celulares e um cofre. Os membros desses grupos são investigados por milícia privada, ameaças e porte de armas.