Por Itasat
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Brasil pela situação do novo coronavírus. Durante comício em Tulsa, Oklahoma, nesse fim de semana, o americano disse que os EUA conseguiram salvar milhões por terem fechado a economia.
“O que há de errado em ter de fechar a (economia)? Nós salvamos milhões de vidas. Sabe, muitas pessoas dizem que nós deveríamos ter adotado a imunidade de rebanho. Perguntem como estão no Brasil. Ele (Jair Bolsonaro) é um grande amigo meu. Não está bom. Perguntem como estão na Suécia. Nós salvamos milhões de vida e agora é hora de abrir a economia, voltar a trabalhar, ok? Vamos voltar a trabalhar”, disse Trump, citando também a Suécia, país citado por Bolsonaro como exemplo a ser seguido pelo Brasil.
A imunidade de rebanho, citada pelo presidente americano, é uma estratégia que permite que boa parte da população pegue uma doença e fique imunizada, o que iria gerar menor contágio da doença.
Nova York
Nova York entra hoje na segunda fase de reabertura da economia após o confinamento em virtude do coronavírus. Essa nova etapa permite que bares e restaurantes atendam clientes em mesas ao ar livre, a uma distância de dois metros entre elas. O plano, que tem quatro etapas, também autoriza a abertura de salões de cabeleireiros e barbeiros, imobiliárias, oficinas de informática e outros serviços. A fase quatro de reabertura está prevista para julho e vai permitir a abertura de cinemas, museus e teatros, mas com capacidade.