Por Itasat
Com 806 mortes pela covid-19 em Minas, vários municípios voltando a restringir o funcionamento do comércio e a taxa de ocupação de leitos alcançando 91,3%, o secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, que o momento é de ampliar o isolamento social para evitar o pico da doença.
“Esse aumentar o isolamento é a função e obrigação de cada cidadão. Não é só do governo do estado, nem das prefeituras. Cada cidadão tem que entender que, se agora nós tivermos um caminho de isolamento adequado, nós não teremos o pico”, disse.
Sobre o recuo na flexibilização de algumas cidades no programa Minas Consciente, como Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, que passam a autorizar apenas o comércio essencial a partir deste sábado (27), o secretário adjunto de estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, disse que a medida é para preservar a saúde da população.
No boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira também são registrados 32.769 casos, sendo 12.497 pacientes acompanhados e 19.466 recuperados.
Fiscalização
Carlos Eduardo Amaral afirmou que o pedido para que a Polícia Militar atuasse na fiscalização das ações de combate à covid-19 em Minas partiu de prefeitos.