Coperlidere
RR MÍDIA 3
Pico da covid-19

Secretaria de Estado de Saúde admite falta de profissionais e pode levar pacientes de BH para o interior

A informação foi dada pelo chefe de gabinete, João Pinho, durante entrevista coletiva nesta terça-feira

08/07/2020 09h07
Por:

Por Itasat

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reconhece que pode vir a ter falta de equipes para atuar nos leitos de UTI destinados aos pacientes com a covid-19. A informação foi dada pelo chefe de gabinete, João Pinho, durante entrevista coletiva nesta terça-feira. 

“De fato, a gente vai ter em algumas regiões uma necessidade de Recursos Humanos, de médicos para poder fazer com que todos os leitos sejam plenamente operacionais”. O secretário disse que o estado tem lançado diversos editais de chamamento de profissionais da saúde, via Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), aumentando o número de médicos.

Além disso, segundo o secretário, o estado vem tentando sensibilizar todos os hospitais. “O que a gente pode contar com acadêmicos de medicina, a gente buscou contar. O que a gente pode contar com profissionais de outros estados, a gente buscou contar, mas a gente tem um número limitado de médicos no Brasil também”, ressaltou.

O secretário ainda afirmou que, se necessário, pacientes da covid-19 de Belo Horizonte serão transferidos para o interior. “Hoje a gente tem uma ocupação no macrocentro superior a 80%, então a gente ainda tem uma certa quantidade de leitos disponível. Se no futuro a região vir a ser a mais afetada a gente sim levaria pacientes de Belo Horizonte para o interior”, disse.

Até a segunda (6), a ocupação de leitos de UTI na capital mineira era de 85%.