Por Itasat
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e comerciantes da capital sentam-se à mesa nesta quarta-feira (15), 13 dias após a última reunião. Em 2 de julho, os lojistas sugeriram ao Comitê de Enfrentamento da covid-19 um revezamento: portas abertas em quatro dias da semana e fechadas nos outros três. A prefeitura marcou coletiva pra depois do encontro com empresários e há expectativa de que possa ser anunciada uma nova etapa de reabertura do comércio da cidade.
O encontro nesta quarta deve acontecer às 14h, conforme a assessoria da PBH. A reunião foi anunciada pelo prefeito, Alexandre Kalil (PSD), durante transmissão nas redes sociais nesta segunda-feira (13). Kalil disse que os números da capital estão melhorando e, nas entrelinhas, deu a entender que pode avançar no processo de flexibilização.
O presidente do Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH), Nadim Donato, espera discutir com a prefeitura protocolos para funcionamento de atividades que seguem fechadas há mais de quatro meses, como lojas de vestuário, e galerias de comércio popular.
“O Sindilojas encaminhou vários protocolos, por exemplo, de abertura de vestuários, de como abrir a Galeria do Ouvidor e vários outros. Então eu estou imaginando que seja, talvez, uma discussão de protocolos”, disse.