Por Itasat
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que o Hospital de Campanha está pronto para receber pacientes. Localizada no Expominas, no bairro Gameleira, em Belo Horizonte, a unidade foi criada para evitar o colapso do sistema de saúde e, embora tenha começado a funcionar na última segunda (13), com 4% dos leitos de enfermaria em relação à capacidade total, ainda não há atendidos no local.
"O hospital de campanha está pronto. Ele pode começar a funcionar daqui a 2h. Já está com a equipe contratada, com toda infraestrutura pronta. Isso vai depender apenas das secretarias estadual e municipal (de BH) chegarem a um entendimento de que é o momento adequado. Assim que houver falta de leitos, o Hospital de Campanha está lá, exatamente, por esse motivo", disse.
Ainda de acordo com Zema, os hospitais da rede hospitalar podem socorrer Belo Horizonte caso haja necessidade, seja no Hospital de Campanha ou em alguma unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). "Temos lembrar que a Prefeitura de BH tem gestão plena e assim que eles falarem que não tem mais capacidade, vamos estar disponibilizando esses leitos".
O Hospital de Campanha não possui leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apenas de enfermaria.
Ocupação de leitos
Conforme Zema, a ocupação de leitos em Minas Gerais "não é crítica, mas não é tão segura quanto estava há 40, 60 dias".
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam ocupação de 68,58% dos leitos de UTI e 58,49% nos leitos de enfermaria.