Por Itasat
Após mais de quatro meses com o futebol parado devido à pandemia do novo coronavírus, a bola voltará a rolar em Minas Gerais. E o Cruzeiro será o primeiro clube de Belo Horizonte a pisar no gramado no retorno do Campeonato Mineiro, que não terá a presença do público nas partidas por conta da covid-19. Com uma equipe reformulada, a Raposa terá a estreia do técnico Enderson Moreira neste domingo, às 11h, contra a URT, no Mineirão, pela 10ª rodada.
Contratado no fim de março, após a demissão do técnico Adilson Batista, Enderson ganhou seis reforços durante a pandemia: o lateral-direito Raúl Cáceres, o lateral-esquerdo Giovanni, os meias Régis e Claudinho e os atacantes Iván Angulo e Guilherme Mendes.
Sem poder contar com o volante Jadsom e com o meia Maurício, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Enderson deve colocar em campo um time bem modificado em relação ao que foi derrotado pelo Coimbra, na nona rodada, que causou a demissão de Adilson.
Os substitutos de Jadsom e Maurício devem ser Jean e o jovem Stênio, respectivamente. Iván Angulo também estará em campo e fará a estreia. No entanto, será a primeira e última partida do colombiano com a camisa celeste. O jogador, emprestado pelo Palmeiras, teve o retorno solicitado pelo clube paulista durante esta semana e voltará para São Paulo na segunda-feira (27).
Desta forma, apenas quatro jogadores que estiveram em campo contra o Coimbra devem iniciar o duelo de domingo contra a URT: o goleiro Fábio, os volantes Jean e Ariel Cabral e o atacante Marcelo Moreno. Léo, que testou positivo para covid-19, é desfalque. Para o seu lugar, Marllon é opção.
Assim, o Cruzeiro deve começar a partida com: Fábio; Raúl Cáceres, Marllon, Cacá e Patrick Brey; Jean e Ariel Cabral; Stênio, Régis e Iván Angulo; Marcelo Moreno.
Cruzeiro precisa da vitória
Em quinto lugar na tabela, faltando apenas duas rodadas para o fim da fase de classificação, o Cruzeiro entra em campo obrigado a vencer para não correr o risco de ficar fora das semifinais do Estadual. Isso porque a Raposa tem 14 pontos, três a menos que a Caldense, quarta colocada.
Em caso de tropeço no Mineirão, o time celeste terá que torcer pelo mesmo resultado da Veterana diante do lanterna Tupynambás, às 16h, em Poços de Caldas. Ou seja, se empatar, a Raposa terá que ‘secar’ para o concorrente direto somar um ponto, no máximo. Já se perder, não restará outro placar para o Cruzeiro senão a derrota da Caldense.
Cinco substituições
A novidade é que cada equipe poderá fazer até cinco substituições durante a partida. A mudança na regra foi autorizada pela Fifa em todas as competições pelo mundo devido ao longo tempo que os jogadores ficaram parados por conta da pandemia. Contudo, permanece a determinação de que a partida poderá ser paralisada apenas três vezes. Assim, o treinador que quiser fazer as cinco alterações precisará usar uma das janelas de trocas para efetuar duas substituições ao mesmo tempo.
URT teve menos de duas semanas de preparação
Com chance remotíssima de se classificar para as semifinais do Mineiro e sem risco de ser rebaixada para o Módulo II, a URT ocupa a oitava posição, com 11 pontos. Metade do elenco chegou para a disputa do restante do Estadual e os jogadores tiveram apenas 12 dias de preparação.
Mesmo com pouco tempo para se condicionar para o retorno do futebol, o objetivo do time de Patos de Minas será buscar uma vaga na Série D do Brasileiro. Se terminar entre o quinto e oitavo lugar, a URT disputará ainda o Troféu Inconfidência, onde o vencedor ganhará uma vaga na Copa do Brasil, caso o estado herde uma quinta vaga da CBF.
Cruzeiro x URT
Cruzeiro: Fábio; Raúl Cáceres, Marllon, Cacá e Patrick Brey; Jean e Ariel Cabral; Stênio, Régis e Iván Angulo; Marcelo Moreno. Técnico: Enderson Moreira
URT: Cris; Mizael, Josué, Rodolfo e Jonathan Moc; Wembley, Valkenedy, Gabriel, Túlio e Ian Augusto; Kesley. Técnico: Johnatan Alemão
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 26 de julho de 2020, domingo, às 11h
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo / Magno Arantes Lira