Sicoob
Loc moral 3
Pontual
Forte vidros
Breno
Patente
RR 2023 02
Chama!!!
Ótica santa luzia
Quality
Ramses
Gráfica
Loc moral
RR MÍDIA 3
Ótima
Giro Luvas
Rodas
Optima seguros
retorno de missas

Igreja São José, em BH, retoma missas no próximo domingo; veja novas regras e horários

Novidade para os fiéis

30/07/2020 11h38
Por:

Por Itasat

Após quase quatro meses sem missas, a Igreja São José, uma das mais tradicionais de Belo Horizonte, retomará as celebrações no próximo domingo (2). Localizado bem no coração da capital mineira, o templo não recebia fiéis desde o início da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o padre José Cláudio Teixeira, as missas serão retomadas seguindo normas de segurança dos órgãos de saúde e também documento emitido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, que administra as paróquias da capital.

A igreja, que tem capacidade para receber 800 pessoas sentadas e já chegou a receber 1000 pessoas em uma só missa, receberá só 100 pessoas em cada horário. Os fiéis pegarão uma senha na porta do templo e, após o número máximo, as portas serão fechadas. 

Esse número, que é bem menor que a capacidade do templo, se deve a uma das restrições impostas: os bancos, que tem capacidade para até sete pessoas, poderão abrigar somente duas por vez, uma em cada ponta, com distância de dois metros entre elas. Além disso, os bancos serão alternados dentro da igreja. 

Todos os fiéis que forem participar das missas terão que usar máscara, álcool em gel e aferir a temperatura antes de entrar no templo. Antes da comunhão, um voluntário também será responsável por passar álcool em gel na mão das pessoas para que elas recebam a eucaristia. Os padres que irão presidir as missas também usarão máscaras e terão álcool em gel à disposição. 

Outra mudança será em relação aos horários e quantidade de missas. Durante a semana eram quatro celebrações e agora serão duas: às 8h e 18h. Nos finais de semana antes eram sete e agora serão quatro: às 8h, 10h, 16h, e 19h. Essa mudança se deve ao fato de que após cada missa os bancos e o local terão que ser desinfectados, o que demanda tempo.