Ótima
Quality
Loc moral
Pontual
Chama!!!
Forte vidros
Rodas
RR 2023 02
Ótica santa luzia
Sicoob
Breno
Gráfica
Giro Luvas
Optima seguros
Patente
Ramses
Loc moral 3
RR MÍDIA 3
flexibilização

Comércio de BH continua fechado, mas PBH cria novo protocolo de flexibilização

Retomada gradual das atividades econômicas dependerá dos números do novo coronavírus no município

31/07/2020 14h44Atualizado há 4 anos
Por:

Por EM

Belo Horizonte vai continuar, ao menos por mais alguns dias, com apenas os serviços essenciais em funcionamento. Nesta sexta-feira, a prefeitura da capital mineira apresentou novo protocolo de flexibilização das restrições, composto por quatro fases. Para o afrouxamento das limitações vai ocorrer tendo como referência os indicadores que retratam a situação do novo coronavírus na cidade.

Na fase inicial, de controle, estão contemplados apenas as atividades tidas como primordiais.

No estágio seguinte, chamado de fase 1, estão setores como o comércio varejista, os salões de beleza, os shoppings centers e os serviços drive-in. Para tanto, será preciso observar as regras determinadas a cada ramo econômico. Horários e dias de funcionamento terão especificações.

Na fase 2, bares e restaurantes — com restrição quando aos horários e dias de funcionamento, parques públicos e museus estarão liberados. Na terceira etapa, entram clubes, academias de ginástica e clínicas de estética.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, André Reis, pediu o apoio da população e ressaltou a importância da prevenção.

“Não há nenhum relaxamento na ‘lida’ com a doença. Isso pode gerar, na população, a sensação de que agora está tudo mais tranquilo. Então, os hábitos de distanciamento social precisam ser mantidos. A abertura do comércio vai depender da cooperação e da disciplina de todo mundo”, salientou.

Indicadores

O relaxamento ou o arrocho das medidas na capital é determinado por critérios: o número médio de transmissão por infectado (Rt) e as taxas de ocupação de UTIs e leitos clínicos.