Coperlidere
RR MÍDIA 3
Veja como será

Fechados desde março, shoppings de BH reabrem nesta quinta de olho no Dia dos Pais; veja como será

A volta das atividades vai ocorrer com uma série de mudanças em razão do novo coronavírus

06/08/2020 02h15
Por:

Por Itasat

A reabertura dos shoppings de Belo Horizonte é a principal novidade na flexibilização do comércio que será iniciada nesta quinta-feira. O centros de compras foram incluídos na fase 1 de reabertura e querem aproveitar as vendas dos Dias dos Pais, a ser comemorado domingo (9), para amenizar os prejuízos. São 150 dias de portas fechadas.

Contudo, a volta das atividades vai ocorrer com uma série de mudanças em razão do novo coronavírus. O horário de funcionamento será entre 12h e 20h. Proibição da entrada de animais de estimação, limite de entrada, marcação de distanciamento nas lojas, uso de máscara e aferição de temperatura dos clientes são outras novidades.

O funcionamento de academias e cinemas continua proibido. Já as praças de alimentação vão abrir para retirada no local. Serviços como aluguel de carrinhos de bebê, espaços infantis e convivência também continuam suspensos neste primeiro passo de reabertura.

Protocolos 

Além dos shoppings, o comércio não essencial reabrem nesta quinta-feira. Os protocolos para funcionamento do comércio em Belo Horizonte foram publicados no Diário Oficial do Município na manhã dessa quarta-feira (5). Veja:

Shoppings, galerias e centros comerciais

A administração de shoppings, galerias e centros comerciais deverão intensificar a manutenção da ventilação natural, tanto para as áreas comuns, quanto nas lojas. Além disso, está proibido o uso de bebedouros com jato inclinado e o uso de elevadores fica restrito para 50% de sua capacidade.

Áreas de lazer, como cinema, não poderão funcionar e praças de alimentação só poderão funcionar no sistema de entrega e take away.

Salões de beleza

No caso dos cabeleireiros, barbeiros, manicures e pedicures, os profissionais só poderão atender um cliente por vez e deverão trocar de luvas depois de cada atendimento, assim como as toalhas usadas pelos clientes.

Os equipamentos, como escovas, pentes e tesouras, deverão ser higienizados após cada atendimento. O consumo de alimentos e bebidas, por parte dos clientes, estão proibidos durante o atendimento. Jornais e revistas, também não poderão ser disponibilizados. 

Lojas de roupas

A secretaria municipal de saúde proíbe que os clientes tenham contato físico com as peças do estoque. Segundo o protocolo, o manuseio só pode ser feito nas peças que fazem parte do mostruário, higienizando as mãos com álcool 70% antes e após o toque.

O uso de provadores está proibido e os lojistas devem orientar os clientes a lavarem as roupas adquiridas antes de usar. No caso de trocas e devoluções, os produtos devem ficar separados durante 72 horas antes de retornarem ao estoque e/ou mostruário.

Comércio popular

Os comerciantes deverão regulamentar o funcionamento das lojas em dias alternados, visando a redução do risco de aglomerações no interior das lojas.

O protocolo também prevê que os clientes tenham a temperatura aferida antes de entrar nos estabelecimentos. Caso apresentarem temperatura acima de 37,8ºC, o cliente deve ser impedido de entrar.

Além disso, os comerciantes devem garantir que que os clientes tenham um distanciamento mínimo de dois metros entre eles.