Coperlidere
RR MÍDIA 3
reabertura

Secretário de Planejamento diz que BH pode avançar na reabertura em 15 dias

Nesta quinta-feira, a capital mineira deu início à primeira fase de reabertura gradual do comércio

06/08/2020 03h21
Por:

Por Itasat

O Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, André Reis, em entrevista exclusiva ao Jornal da Itatiaia I Edição desta quinta-feira, disse que Belo Horizonte pode avançar à fase 2 de reabertura do comércio em 15 dias. De acordo com ele, para isso, é necessário cooperação da população, respeitando as medidas de distanciamento social, e dos comerciantes, no cumprimento dos protocolos estabelecidos.

"Pode sim (avançar em 15 dias). A gente vai fazer esse acompanhamento até semana que vem acompanhando esses dados dia. Então a gente pode ir para a segunda fase daqui 15 dias e também alterar para ser quatro dias trabalhando. A gente depende do rigor das pessoas, seguindo o distanciamento e só saindo de casa quem tem necessidade mesmo. "Sai, compra, volta para a gente não ter nenhuma alteração nesses dados". 

André Reis também ressalta que houve alteração na dinâmica de trabalho. Inicialmente, a proposta da PBH previa quatro dias de funcionamento e três fechados. No modelo que está em vigor, são três dias de comércio aberto. "Para ser mais conservador, a gente acordou com o Sindilojas para começar com três dias, ao invés de quatro, para a gente poder acompanhar tanto o impacto no transporte", explica. 

Bares e restaurantes, fechados desde março, não foram contemplados com a reabertura e permanecem fechados. Caso BH avance na flexibilização, eles entram na próxima fase. Apesar disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), por meio do presidente Paulo Solmucci, entrou com ação na Justiça para conseguir que a categoria já reabra na primeira onda de reabertura.

Ao ser questionado sobre o assunto, André Reis disse a decisão de deixar o setor fora da primeira fase se deve às características de funcionamento dos estabelecimentos, já que seriam ambientes em que, eventualmente, os clientes não usariam máscaras, e permaneceriam por longos períodos. "É um risco diferente. A transmissão se dá pelo tempo de exposição e pela carga viral", explica. 

Reabertura 

A partir desta quinta-feira, Belo Horizonte entra na primeira fase de reabertura gradual. Estão autorizados a reabrir comércios varejistas, atacadistas, além de shoppings, galerias, cabeleireiros, entre outros (confira o detalhamento abaixo). Os serviços abrirão hoje, sexta-feira (7) e sábado (8), tendo que fechar, novamente, no domingo (9), segunda (10) e terça (11).

De acordo com o secretário, a decisão de reabertura foi tomada com base na queda de solicitação de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no índice de transmissão do coronavírus.

Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 8 de agosto):

• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle:

• Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 11h e 19h.

• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quinta a sábado, entre 11h e 19h.

• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.

• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.

• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h.

Segunda semana em diante da Fase 1 (a partir de 12 de agosto):

• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle:

• Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta,  entre 11h e 19h.

• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quarta a sexta, entre 11h e 19h.

• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.

• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.

• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.