Por Itasat
Um dos pilares para que a reabertura do comércio em Belo Horizonte ocorra de forma segura é a atuação da Guarda Civil Municipal, que trabalha desde o início da pandemia fiscalizando as lojas e distribuindo máscaras na capital mineira.
De acordo com o subinspetor da Guarda Civil Municipal, Fernando Alonso, todos os guardas estão na rua empenhados na fiscalização e a abordagem é feita de maneira progressiva, já que o momento exige empatia.
“Estamos fazendo uma fiscalização rigorosa, orientando em uma abordagem educativa os comerciantes e tem uma medida progressiva, ou seja, primeiro orientando, depois ele pode ter o recolhimento do alvará, em terceira instância ele pode ter um estabelecimento interditado e, por fim, uma multa que é aplicada pela fiscalização da prefeitura.”
A primeira fase de flexibilização do comércio começa nesta quinta-feira e irá até o próximo sábado (8).
Veja o que poderá abrir:
- Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle:
- Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 11h e 19h.
- Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quinta a sábado, entre 11h e 19h.
- Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.
- Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.