Ótima
RR MÍDIA 3
RR 2023 02
Chama!!!
Loc moral 3
Ramses
Rodas
Ótica santa luzia
Giro Luvas
Optima seguros
Breno
Forte vidros
Sicoob
Quality
Gráfica
Loc moral
Pontual
Patente
programa do governo

MP cobra Prefeitura de BH para aderir ao Minas Consciente, o que voltaria a fechar comércio

A orientação foi repassada durante reunião virtual com presença dos secretários municipais de Saúde, Jackson Machado, e de Planejamento, André Reis

08/08/2020 03h34
Por:

Por Itasat

O Ministério Público de Minas Gerais recomendou à Prefeitura de Belo Horizonte que faça a adesão ao Minas Consciente, programa do governo estadual que orienta o funcionamento do comércio nas cidades durante a pandemia de covid-19.

A orientação foi repassada durante reunião virtual entre o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Sérgio Toneto, e os secretários municipais de Saúde, Jackson Machado Pinto, e de Planejamento, André Reis.

Jackson disse que espera a notificação da Justiça para decidir quais providências a prefeitura vai tomar. “Terminando a reunião com o Ministério Público houve algumas divergências em relação à flexibilização. Eles vão nos fazer uma recomendação para adesão ao Minas Consciente. Não sei qual é o prazo ainda que vão nos dar, mas vamos discutir internamente na prefeitura qual vai ser a conduta adotada”, disse.

A pedido do Ministério Público, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou, em 9 de julho, que os municípios que não aderissem ao Minas Consciente mantivessem apenas o comércio essencial em funcionamento.

A capital mineira, que desde o início da pandemia afirmou que não pretende entraria no programa, reabriu parte do comércio nessa quinta-feira (6). Atualmente, o Minas Consciente orienta que cidades da região Central mantenham abertos apenas os estabelecimentos essenciais, o que faria com que a flexibilização na capital mineira voltasse atrás.

A exemplo de BH, cidades da região metropolitana vão reabrir o comércio, mesmo fora das determinações da Justiça e do estado. É o caso de Contagem, por exemplo, que já determinou a volta das atividades.

Procurado o Ministério Público não se pronunciou sobre o encontro.