Coperlidere
RR MÍDIA 3
Noroeste de Minas

Prefeitura de Paracatu distribui medicamentos para tratamento da covid-19

Mesmo sem comprovação científica

13/08/2020 10h14
Por:

Por Itasat

Mesmo sem comprovação científica da eficácia de medicamentos como ivermectina, hidroxicloroquina, azitromicina e o oseltamivir, a Prefeitura de Paracatu, na região Noroeste de Minas, está disponibilizando esses medicamentos para tratamento da covid-19 na rede pública do município, desde que haja prescrição médica. 

Em ofício publicado no dia 4 de agosto, a administração municipal informa que disponibilizará os medicamentos “atendendo a solicitação de vários médicos” para “tratamento precoce da covid-19na fase de replicação viral”. A prefeitura informa ainda que os remédios serão disponibilizados na farmácia municipal, mediante apresentação de termo de consentimento e receita. 

Questionada, a Prefeitura de Paracatu respondeu que a compra foi feita com licitação, mas não informou o valor, disse apenas que a quantidade adquirida terá base na demanda do município. Segundo a nota, a prefeitura segue orientação do Conselho Federal de Medicina que preconiza a assinatura de um termo de consentimento para o paciente interessado em fazer o uso destes medicamentos. 

Sobre a expressão “tratamento precoce” usado no ofício da Secretaria Estadual de Saúde, em nota a assessoria respondeu que essa expressão não é correta, já foi retirada do documento e também do termo de consentimento que o paciente tem que assinar quando recebe algum desses medicamentos, já que eles podem ter efeitos colaterais.

Paracatu tem cerca de 93 mil habitantes e até o momento 803 casos confirmados de covid-19 e 12 óbitos. A cidade tem 25 leitos clínicos para covid-19, sendo um de UTI em isolamento.