RR MÍDIA 3
Coperlidere
Coronavírus

Secretário diz que casos da covid-19 em Minas pararam de subir, mas evita afirmar quando começarão a cair

Covid-19 em Minas

15/08/2020 09h19
Por:

Por Itasat

O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, que ainda não é possível dizer quando os números da covid-19 vão começar a cair em Minas Gerais, mas, segundo ele, pelo que indicam, os gráficos o número de casos parou de subir.

“De uma forma geral, quando nós avaliamos a média móvel, tanto dos confirmados, ou seja, aqueles que demoram um pouco para chegarem aqui, quanto da data, nós vemos que, se nós avaliamos os óbitos pela data dos óbitos, efetivamente nós estamos num platô, nós estamos com a tendência a parar de subir, o que para nós é de longe o mais importante”, disse.

“O início da queda ainda demora um pouco para nós temos certeza quando será, mas neste momento, tudo leva a crer que nós paramos de subir, nós não estamos mais com uma tendência ao aumento do número de óbitos no estado de Minas Gerais”, completou.

Coleta de saliva

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais vai começar a recomendar a coleta de saliva para diagnóstico de Covid-19. Um dos objetivos é ampliar a testagem no estado. A informação está na última edição especial do Boletim Epidemiológico e Assistencial.

Segundo o documento, uma pesquisa analisou, entre abril e junho, 660 amostras. Cada pessoa que participou do teste teve coleta feita tanto por saliva, como por swab. As amostras foram analisadas pelo RT-PCR, que é o método de diagnóstico considerado o "padrão ouro". O resultado encontrado foi o mesmo para a grande maioria das amostras.