Por Itasat
Os comerciantes de Belo Horizonte convivem com a expectativa de que a prefeitura da capital mineira amplie os dias de funcionamento dos estabelecimentos autorizados a funcionar na capital mineira. De acordo com o presidente do Sindicato de Lojistas (Sindilojas) Nadim Nonato, uma reunião será feita com o Executivo municipal nesta semana. Atualmente, os setores estão autorizados a funcionar de quarta a sexta-feira.
"Ganhar, aos poucos, uma terça-feira, um sábado, são dias que vão agregar muito no faturamento das empresas e podem ajudar muitos comerciantes a se manterem no negócio", explica. De acordo com ele, houve redução das vendas na última semana em relação a anterior, véspera do Dia dos Pais. "Os setores que tiveram movimento melhor foram cama, mesa, cozinha", cita.
Presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings, Alexandre Dolabela França, destaca que a venda tem sido muito fraca, com quedas entre 50% e 70% em relação ao mesmo período do ano anterior. "Nossa expectativa é que na outra semana já volte ao novo normal, pelo menos de terça a sábado, que já comece a voltar os bares e restaurantes com toda segurança".
Reabertura
A expectativa é de que Belo Horizonte avance na reabertura na próxima semana. Com isso, bares, restaurantes, lanchonetes, museus e parques públicos poderiam reabrir. Uma coletiva de imprensa deve ser realizada no meio da semana que vem para fazer um balanço dessa primeira fase da reabertura e, possivelmente, anunciar a fase 2 de abertura das atividades.
Atualmente é permitido o funcionamento de:
- Todo o comércio varejista não contemplado na fase do controle
- Comércio atacadista da cadeia de comércio varejista
- Cabeleireiros, manicures e pedicures
- Shopping centers, centros de comércio e galeria de lojas
- Atividades no formato drive-in