Por Itasat
A partir desta terça-feira (18), o comércio não essencial poderá reabrir em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O decreto foi publicado pela prefeitura nessa segunda-feira (17) e é válido até o dia 29 de agosto.
Os únicos estabelecimentos que não poderão funcionar são os bares, academias, clubes e feiras, ainda sem data prevista para abertura. Apesar da flexibilização, a prefeitura afirmou que “as ações de combate à pandemia continuam em vigor e não é hora de relaxar”.
No decreto, a prefeitura recomenda que os comércios evitem a aglomeração de pessoas e priorizem serviços com agendamento prévio ou por atendimento remoto. Além disso, deverá haver controle da entrada de clientes nos estabelecimentos: é permitido uma pessoa a cada 4 metros quadrados em áreas de livre circulação e é necessário manter a distância de 2 metros entre as pessoas.
As ações de limpeza nos locais também deverão ser reforçadas para evitar a infecção pelo novo coronavírus. Os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool em gel ou pia que permita a higienização das mãos dos clientes.
O decreto também prevê regulamentações específicas para o funcionamento de restaurantes, salões de beleza e barbearias e centros de saúde na cidade.
Em relação ao transporte público, ficam proibidas viagens de passageiros em pé e o uso da máscara nos coletivos se torna novamente obrigatória, sob risco de multa. Os ônibus deverão ser desinfetados após cada viagem.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde desta terça-feira, a cidade tem 1.982 casos confirmados de covid-19 e 14 mortes pela doença.