Por Itasat
A ideia de uma produtora chilena de mel para ajudar nas vendas do seu produto em tempos de pandemia de covid-19 terminou com polêmica sobre o uso de direitos de imagens. Yohanna Agurto usou uma foto de Mel Gibson, um dos mais famosos atores de Hollywood, para promover sua marca de mel "Miel Gibson". A montagem, do filme "Coração Valente", continha o slogan "apenas para os valentes".
Contudo, a jogada de marketing despretensiosa não foi bem recebida por pessoas que cuidam da carreira do ator. Na última semana, a produtora recebeu um comunicado dos advogados de Mel Gibson, alertando que o uso da imagem e do nome viola direitos do ator. Além disso, informava que medidas legais seriam tomadas, caso ‘Miel Gibson’ não fosse retirado de circulação.
Assustada e surpreendida com o comunicado, Agurto disse à agência Reuters que apagou sua conta de e-mail. Contou ainda que tinha começado a embalar e a vender o ‘Miel Gibson’ em junho, em razão do desemprego provocado pela pandemia do novo coronavírus. Disse também que o valor das vendas foi suficiente apenas para manter o sustento da família
O caso ganhou repercussão e tomou conta das redes sociais depois que a vendedora compartilhou a carta com a imprensa chilena. Na quinta-feira (13), Yohanna fez um apelo direto ao próprio ator no Twitter: "Caro #MelGibson, deixaria usarmos sua imagem no nosso mel, por favor? Meus filhos e eu seríamos infinitamente gratos. Nosso mel é apenas para corações valentes". Porém, o pedido parece não ter sensibilizado o ator. Horas depois, a conta no Twitter @Miel_Gibson_ enviou uma mensagem em inglês solicitando permissão para usar o nome e a imagem do ator no filme.