Por Itasat
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) vai anunciar nesta terça-feira (25), várias obras com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Haverá também recursos do estado, mas a maior parte é do governo federal, somando quase R$ 100 milhões. Ao todo, dentro do pacote do BNDES, serão anunciadas oito obras. A informação sobre o anúncio é mantida em sigilo pelo governo e foi apurada com exclusividade pela Itatiaia.
O anuncio terá a presença do novo secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, que entrou no lugar de Marco Aurélio Barcelos.
O anuncio será feito primeiro para deputados representantes das regiões contempladas. O evento será virtual. Logo depois do anúncio, o governador fará uma um pronunciamento sobre o assunto, dentro da entrevista coletiva de 12h30, realizada diariamente para atualizar dados da pandemia.
Na quarta-feira (26), também acompanhando do novo secretário de obras, Romeu Zema estará em Ipatinga, no Vale do Aço, onde o ele e o presidente Jair Bolsonaro participam do ato de retomada de um alto forno da Usiminas que estava desligado. O govenador vai acompanhar o presidente na agenda, marcada para as 11h.
Apesar de não haver nenhum recurso público envolvido, por causa da importância da indústria de aço para a economia brasileira, os chefes de estado participarão do evento. A retomada das atividades tem reflexos em vários setores produtivos, como a indústria automobilística, já que a Usiminas é a principal produtora de aços planos do Brasil e o principal mercado é a indústria automotiva.
No início de abril, por causa da retração econômica em função da Pandemia, a Usiminas havia anunciado a suspensão do funcionamento dos autofornos 1 e 2 em Ipatinga e também a paralisação temporária da usina em Cubatão, São Paulo.
A visita à Ipatinga terá manifestação. Está marcada, para as 10h, uma carreata que vai sair de Coronel Fabriciano e vai até Ipatinga. O ato é uma manifestação de apoio ao presidente e, ao mesmo tempo, um pedido de socorro, de acordo com os organizadores.
Donos de pelo menos 30 trenzinhos da alegria, do tipo “Carreta Furação”, vão pedir ao presidente, embora o poder seja dos municípios, auxilio para a liberação de eventos, já que eles estão incluídos nesta categoria e, por causa da pandemia da covid-19, estão com as atividades paralisadas.