Por Itasat
A cidade de São Paulo investiga 15 possíveis casos de reinfecção pelo novo coronavírus (covid-19). Oito pacientes são acompanhados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade.
O coordenador do Centro de Contingência Contra Covid-19 em São Paulo, João Gabbardo, volta a tranquilizar a população sobre os riscos de infecção por causa dos casos que vêm surgindo no mundo e no país. Mas ele admite que a situação gera mais dúvidas do que certezas entre os pesquisadores.
João Gabbardo diz ainda que o número de possíveis reinfectados é baixo em termos epidemiológicos, mas que não há certeza sobre o período de imunidade. Continuam valendo as medidas de distanciamento, higiene e uso de máscaras até para quem já teve a doença enquanto não tiver vacina.
“Nós não sabemos nem se essa reinfecção será capaz de reproduzir a doença. Pode ser que a gente tenha uma reinfecção, mas que a nossa imunidade nos proteja de ter sintomatologia, de ter uma nova doença. A gente espera tudo isso nos próximos seis meses. Tendo a possibilidade de uma vacina, que seja viável e efetiva, nós esperamos uma melhor condição de voltar à normalidade”, explicou.
O estado de São Paulo teve mais 282 mortos em 24 horas, totalizando 29.194 óbitos. São mais de 10.465 casos neste mesmo período. No total, seis meses depois de descoberto o primeiro caso, o estado de São Paulo chega a 776.135 casos confirmados da doença.