Por Itasat
Mesmo com o anuncio de que academias podem reabrir a partir da próxima segunda-feira (31), os clubes de lazer de Belo Horizonte seguem sem perspetiva de voltar a funcionar. Em coletiva na manhã desta quinta-feira, em que foi anunciada a ampliação da reabertura da capital mineira, o secretário municipal de saúde, Jackson Machado, disse que são estudados protocolos e que atividades coletivas impedem, neste momento, a reabertura do setor.
“Há clube e clubes. Os clubes não são todos iguais. Alguns tem atividades coletivas muito importantes que neste momento não podem ser reabertas. E o clube é uma entidade que não tem dono. Não é igual a uma academia que você consegue monitorar. Se uma pessoa é sócia de um clube e chega lá sem máscara, nós não temos como intervir neste ambiente”, explica.
Apesar de a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ainda trabalhar em protocolos, quando for anunciada a reabertura de clubes, algumas atividades do setor não poderão funcionar, de acordo com o secretário Jackson. "Por exemplo, sauna de clube não vai voltar a funcionar. A gente tem que estudar cada uma (das atividades) e ver clubes individualmente”, diz.
Com relação às academias que possuem piscinas, o secretário disse que elas poderão operar e oferecer atividades aquáticas, contanto que sejam respeitadas as medidas de distanciamento social. “A piscina em si não é problema, desde que haja delimitação de raia e uma pessoa em cada raia. Não é esse o problema. O problema são as atividades coletivas”, completa.