RR MÍDIA 3
Coperlidere
No atual formato

Galo: em três edições no atual formato, time foi campeão após vencer 1º duelo da final do Mineiro

Equipe alvinegra joga pelo empate contra Tombense no domingo para levantar troféu

28/08/2020 08h57
Por:

Por Itasat

A vitória sobre o Tombense por 2 a 1, de virada, deu ao Atlético a vantagem de jogar pelo empate no jogo da volta, no próximo domingo, às 16h, no Mineirão, para ser o campeão mineiro de 2020. No atual formato do Estadual, o Galo venceu o primeiro duelo da decisão em cinco edições. Em três delas, o clube conseguiu segurar o benefício a seu favor e ficou com a taça.

Em uma dessas ocasiões, o feito ocorreu em situação parecida com este ano. Em 2010, o Atlético avançou em terceiro lugar na fase de classificação e encarou na final um time do interior: o Ipatinga, que tinha se classificado em quinto lugar – naquela temporada oito clubes iriam para as quartas de final – e eliminou o Cruzeiro nas semifinais.

Com a vantagem de jogar por dois resultados iguais para ser campeão, o Galo venceu a partida de ida por 3 a 2, no Ipatingão. Na volta, no Mineirão, o time alvinegro ganhou por 2 a 0 e levantou o troféu pela 40ª vez na história.

A primeira vez que o Atlético foi campeão mineiro vencendo o jogo de ida da final aconteceu em 2007. Na decisão contra o Cruzeiro, o Galo entrou com desvantagem, mas goleou por 4 a 0, no Mineirão, na partida que ficou marcada pelo ‘gol de costas’ marcado pelo atacante Vanderlei no goleiro Fábio. Na volta, a equipe celeste ganhou por 2 a 0, mas não conseguiu reverter a diferença construída no primeiro duelo.

Em 2013, novamente em desvantagem em uma final contra o Cruzeiro, o Galo venceu o primeiro jogo por 3 a 0, no Independência. No segundo confronto, no Mineirão, a Raposa chegou a abrir 2 a 0 e ficaria com o título se fizesse mais um gol. Mas, em cobrança de pênalti de Ronaldinho aos 33 minutos da etapa final, o Atlético diminuiu o placar e sagrou-se campeão.

Já em outras duas edições, o Atlético perdeu o título, mesmo vencendo o jogo de ida da decisão do Mineiro. Em 2011 e 2018, o time alvinegro enfrentou o Cruzeiro sem a vantagem de jogar por dois resultados iguais para ser campeão. Apesar de ter ganhado a primeira partida (2 a 1 e 3 a 1, respectivamente), a equipe foi derrotada na finalíssima (2 a 0 nas duas ocasiões) e ficou com o vice.

Neste ano, o Atlético terminou a fase de classificação na terceira posição, enquanto o Tombense foi o líder. Desta forma, a equipe de Tombos, que está na final pela primeira vez na história, tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais para conquistar o título inédito. Para isso, precisará vencer o Galo por qualquer placar no próximo domingo, no Mineirão.

Atlético nas finais do Mineiro, após vencer o jogo de ida:

2018 - perdeu o título

Atlético 3 x 1 Cruzeiro (1º jogo) / Cruzeiro 2 x 0 Atlético (2º jogo)

2013 - ganhou o título

Atlético 3 x 0 Cruzeiro (1º jogo) / Cruzeiro 2 x 1 Atlético (2º jogo)

2011 - perdeu o título

Atlético 2 x 1 Cruzeiro (1º jogo) / Cruzeiro 2 x 0 Atlético (2º jogo)

2010 - ganhou o título

Ipatinga 2 x 3 Atlético (1º jogo) / Atlético 2 x 0 Ipatinga (2º jogo)

2007 - ganhou o título

Atlético 4 x 0 Cruzeiro (1º jogo) / Cruzeiro 2 x 0 Atlético (2º jogo)